Zuca Moreira: uma história de dignidade

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

JOSÉ ZUCA MOREIRA LUSTOZA

Cajazeiras (PB), 07/09/1935


Médico dos mais bem conceituados no Estado, o Dr. Zuca Moreira, como é mais conhecido, é natural de Cajazeiras. Ele nasceu em 7 de setembro de 1935, em Cachoeira dos Índios, na época, uma localidade rural do município cajazeirense.

Formado em Medicina, com especialidade em anestesia, o Dr. Zuca Moreira já ocupou importantes cargos públicos na Paraíba, usando toda a sua influência para conquistar avanços para a saúde do Estado. Foi um dos fundadores da UNIMED paraibana, chegando a ocupar a Diretoria Financeira do Hospital da referida entidade, em João Pessoa. Professor da Universidade Federal da Paraíba, ele também foi chefe do Departamento de Anestesia da instituição de ensino e de diretor do Hospital Cândida Vargas, na capital.

O médico cajazeirense também teve uma passagem brilhante pela política partidária da Paraíba, se elegendo em 1990, para o mandato de deputado federal. Antes de assumir o mandato, foi convidado pelo então governador Ronaldo Cunha Lima para assumir a Secretaria da Saúde do Estado, oportunidade em que desenvolveu importantes ações em favor dos municípios paraibanos.

Na Secretaria Estadual da Saúde, seu trabalho ganhou projeção nacional, levando-o à Presidência do Conselho dos Secretários de Saúde do Brasil, o que resultou em mais prestígio político para a Paraíba e, consequentemente, na conquista de novos investimentos na área. Ele deixou a Secretaria depois de dois anos, quando assumiu o mandato na Câmara Federal também por dois anos. Encerrado o mandato, desistiu da vida pública, e voltou a se dedicar às atividades profissionais. Antes de ser deputado federal, disputou a Prefeitura de Cachoeira dos Índios, em 1988.

Zuca Moreira tem uma trajetória marcada por muita dignidade, motivo de orgulho para a esposa (Dona Lourdes Claudino Moreira) filhos (Regina, Rostand, Ricardo e Rafaela), demais familiares e os muitos amigos.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

1 Comment

  1. Avatar
    Zuca Moreira
    05/10/2015

    Prezado Christiano Moura

    Quero de inicio agradecer a mensagem elogiosa a minha pessoa, nesta crônica do seu Blog. Na oportunidade em que fecho as oito décadas de existência, sinto-me orgulhoso, porque nascido nos confins do extremo oeste do Estado da Paraíba, mais precisamente no município de Cachoeira dos Índios (PB), quando ainda não era cidade e chamava-se Catingueira. Foi ultrapassando todos os obstáculos que encontrei na minha trajetória, desde o sítio Cipó até a Capital João Pessoa, que conclui o curso médico e que após fazer a pós-graduação, passei a exercer a medicina clínica na especialidade de anestesiologia. Tendo sido o oitavo anestesiologista a clinicar em João Pessoa. Ingressei como professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Especializei-me em administração de saúde pública, aplicando os conhecimentos adquiridos, na administração dos hospitais: Maternidade “Cândida Vargas”, Hospital Pronto Socorro de Fraturas e no HU – Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba. Ainda na área da saúde pública, na condição de Secretário de Saúde, implantei o programa Agente Comunitário de Saúde, que ainda funciona prestando um grande serviço ao povo paraibano. Estou tranquilo por ter durante os cinquenta anos de profissional médico, que completei em 18 de dezembro de 2014, ter dado o meu contributo aos meus semelhantes e consequentemente ao meu estado, a Paraíba. (Zuca Moreira)

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *