TRE faz eleição simulada em Cajazeiras


URNA-ELET_620x465

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou segunda-feira e ontem simulação de votação nas urnas eletrônicas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras. Em cada zona eleitoral foram testadas em média quatro equipamentos, os quais não apresentaram problemas, revelou a secretária de Tecnologia e Informação do TRE, Patrícia Soares Lemos.

No pleito deste ano, serão disponibilizadas cerca de dez mil urnas eletrônicas, incluindo as que serão instaladas e reserva de contingência. Na Paraíba, existem hoje 9.971 secções eleitorais, espalhadas nos 223 municípios.

Nos testes, os serventuários dos cartórios votaram pelos eleitores das zonas em candidatos fictícios na seguinte sequência: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

“A votação é rápida e segura”, revelou o supervisor do Núcleo de Apoio às Urnas (NATU) de Campina Grande, Jeremias Lacerda, que acompanhou os trabalhos na 16ª zona, e confirmou que não houve problemas nos equipamentos.

A secretária de Tecnologia do TRE, Patrícia Soares, disse que após os testes as urnas são recolhidas e vão esperar o processo de inseminação dos dados das eleições, o que ocorrerá após o registro dos candidatos.

Além dos nomes, números e fotos dos candidatos, vão constar nas urnas a relação dos eleitores.

LACRAÇÃO – A conferência dos programas a serem instalados na urna pode ser feita até a cerimônia de assinatura e lacração dos sistemas eleitorais, que será realizada 20 dias antes das eleições, no dia 17 de setembro de 2014.

A cerimônia de lacração é quando tudo é compilado, transformado na linguagem de máquina, lacrado, os originais são guardados no cofre e cópias são distribuídas aos Tribunais Regionais Eleitorais que vão fazer as eleições.

INSCRIÇÃO – Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. O título de eleitor é o documento que comprova o alistamento eleitoral e informa o número de inscrição, zona eleitoral e o local de votação.

JORNAL DA PARAÍBA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *