Travessa Francisco Bezerra

Eu conheço cada palmo desse chão

O pequeno trecho existente entre a Rua Vidal de Negreiros e a Rua Padre Rolim, surgiu como ponto de ligação entre essas duas ruas.

Adquiriu expressão urbana, no início do século XIX, com a edificação de um imponente e moderno edifício, construído pelo Coronel Peba. Nele foi instalado o Instituto Miguel Couto, centro médico do Doutor Celso Matos Rolim.

Posteriormente, funcionou naquele prédio, o Hotel Oriente, de saudosa memória na vida da cidade. Foi pavimentada a paralelepípedo, pelo Prefeito Joaquim Matos Rolim.

Francisco Bezerra de Souza nasceu em Cajazeiras no ano de 1842. Filho de Manuel Bezerra de Souza e Ana Bezerra de Souza (a Mãe Aninha dos Bezerra). Alcançou destacada posição em sua cidade como comerciante e político. Foi, em seu município, um dos fundadores do Partido Liberal que representou como vereador.

Ao falecer, a 18 de janeiro de 1884, deixou, libertos, por disposição testamentária, todos os seus escravos. Foi um dos maiores proprietários do sertão paraibano. Entre os seus bens avaliados, em inventário, contava trinta e duas propriedades agrícolas, dez fazendas de criação e, oitenta prédios, no perímetro urbano da cidade.

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *