Sisu: IFPB oferta 1.180 vagas em dez campi da Paraíba


IFPB Cajazeiras
IFPB Cajazeiras
IFPB Cajazeiras

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação começaram nesta segunda-feira (6) e se estendem até o dia 10 de janeiro. O Sisu é a seleção adotada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para as suas vagas no Ensino Superior. O IFPB oferta 1.180 vagas distribuídas nos 10 Campi da Instituição: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí Sousa e Princesa Isabel. Uma novidade é a oferta do curso de Engenharia Civil.

O IFPB reserva 50% das vagas para quem estudou na escola pública, dentre essas também há reserva para afro-descendentes, indígenas e quem tem renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo, além da cota de 5% para pessoas com deficiência. Em Sousa, há reserva pra assentados da reforma agrária. O edital e outros documentos que regem a seleção no IFPB estão nesse link http://www.ifpb.edu.br/reitoria/pro-reitorias/pre/editais/processos-em-andamento/sisu-2013-sistema-de-selecao-unificada/sisu-2014.1

Os cursos são de Tecnologia em Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Construção de Edifícios, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Telemática, Design de Interiores, Geoprocessamento, Alimentos, Negócios Imobiliários, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas para Internet, Segurança no Trabalho, Agroecologia, Bacharelados em Engenharia Elétrica, Medicina Veterinária e em Administração e Licenciaturas em Matemática, Física, Educação Física e em Química.

Só podem se inscrever no Sisu os candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. Será necessário escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado. No IFPB, o aluno tem acesso a bolsas de pesquisa e extensão, programas de assistência estudantil, infra-estrutura desportiva e cultural, além de poder se inscrever em intercâmbios internacionais como o Ciência sem Fronteiras.

A inscrição do Sisu é feita de forma gratuita pela internet no site sisu.mec.gov.br e termina às 23h59 (horário de Brasília) do dia 10. Até lá será possível trocar as opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar a inscrição. Nesse prazo, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, de acordo com o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. Ao final do período, o Sistema considerará somente as últimas opções cadastradas.

A primeira chamada dos selecionados está prevista para 13 de janeiro. Os convocados devem efetuar a matrícula entre nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. A segunda chamada será divulgada em 27 de janeiro, com matrícula previstas para 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. O prazo de adesão é de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

ASSESSORIA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *