Séries

A COLUNA DE EDUARDO PEREIRA

Você viu na Netflix a série…? Não, não vi. Você assistiu ao episódio…? Não, não assisti. Qual série você está vendo agora? Nenhuma.

Ouço no rádio, vejo na tevê, leio nos jornais e revistas comentários de gente famosa e amigos sobre séries fantásticas. Nem quando estou de férias, com bastante tempo para vê-las, não vejo.

Admiro os roteiristas e diretores desse ofício para prender a atenção dos espectadores construindo narrativas cheias de suspenses e enredos fascinantes. Mas não me desperta vontade.

Fui investigar porque não assisto a essas séries televisivas e descobri que me falta afeição para ficar aprisionado no sofá longamente vendo uma extensa história ser desenrolada, por mais admirável que seja.

Tempo longo por tempo longo nada mais demorado do que ficar com a bunda pregada numa cadeira lendo um livro por poucos dias, ou uma semana, ou um mês. Então penso que seja o meio visual da ação. Sou da letra impressa.

Observei minhas anotações e vi que este ano, de Rubem Braga, li nove livros. Considero essa série de crônicas lidas como notável. Então posso afirmar que não sou espectador de séries, mas um leitor de série de livros de escritor.

Confessadamente sou alienado sobre essas longas séries. Lógico que o problema está em mim. Outro exemplo: não tenho paciência para novelas porque me cansa acompanhar muitos meses suas tramas.

Nem mesmo as grandes novelas de sucesso acompanhei, como Roque Santeiro, Tieta, O Salvador da Pátria, Pantanal…. Igualmente as de época, por quem tenho muita admiração, vi capítulos esparsos. Gostaria de assistir essa que está sendo exibida agora, Éramos Seis. O horário não me permite.

O áureo seriado O Bem-Amado, de Dias Gomes, ah, esse sim, não perdia um. Também A Vida Como Ela É, extraordinária (poderia até colocar aqui uma exclamação) baseada em obra de Nelson Rodrigues. Até gravei em fita de videocassete.

Quando criança, em Cajazeiras, via muitos seriados como Zorro, Jeannie é um Gênio, O Gordo e o Magro e outros da época. Nessa fase da vida nosso HD recebe de tudo de forma maravilhado. E eu não perdi tempo.

Ih, acho que fiz uma mistura de séries e seriados. Acredito que a diferença seja tênue. Pelo menos para mim, um analfabeto desse tema.

Resumindo. Eu sou uma besta por não apreciar séries televisivas.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *