Seminário discute direitos humanos na Faculdade Santa Maria


A Faculdade Santa Maria realizou nesta quarta-feira (23) o I Seminário do Pacto de Educação em Direitos Humanos, em parceria com o Comitê Gestor do Pacto. O objetivo principal do seminário foi discutir meios de garantir a aplicação efetiva dos direitos humanos na sociedade.

O evento reuniu professores, alunos, coordenadores de cursos, representantes da sociedade civil organizada e de entidades ligadas ao tema para ouvirem a palestra do professor doutor Eduardo Pordeus Silva, da UFCG de Sousa, que destacou a necessidade de resguardar os direitos humanos plenos para manter todo cidadão protegido perante as leis, bem como conscientizar as pessoas e combater o desrespeito a esses direitos. Para isso, eventos como este se tornam estratégias valiosas, segundo ele.

“O que mais importa são as questões que ficam para que a gente resolva no dia a dia. Então, minha mensagem foi no sentido de provocar a pensar, e o público estava atento para esse novo cuidado e responsabilidade social também”, disse o palestrante.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”.

Andréia Braga, coordenadora do curso de Serviço Social da FSM e do Comitê Gestor do Pacto, destacou que “todos os alunos e professores certamente saíram com uma mentalidade diferente, de olhar mais para o outro. Sempre que nós estivermos debatendo as questões éticas da vida, nós estamos promovendo uma cidadania diferenciada para a nossa humanidade”.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *