Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza atendimentos e orienta população contra Hanseníase


hanseniase

A Prefeitura de Cajazeiras por meio da Secretaria de Saúde realizará nesta quinta-feira (28), das 07h às 11h, uma manhã de mobilização na luta mundial contra a hanseníase. O evento ocorrerá no Paço da Prefeitura.

Os atendimentos acontecerão da seguinte forma: será feita uma avaliação/triagem com os enfermeiros e os casos suspeitos serão encaminhados para os PSF’s de referência. Além disso, haverá palestras com o intuito de conscientizar a população do diagnóstico precoce. Também será feita uma panfletagem no centro comercial de Cajazeiras.

Através da Secretaria de Saúde de Cajazeiras estão participando das ações: a coordenação de Tuberculose e Hanseníase, o Núcleo de Saúde da Família, a Atenção Básica, a Vigilância Epidemiológica, a Divisão de Hipertensão e Diabetes.

As ações fazem referência ao último domingo do mês de janeiro, dia 31, quando comemora-se o “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença nos países endêmicos.

A HANSENÍASE – A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. Apresenta múltiplas formas, as quais manifestam-se por diferentes tipos de lesões na pele. A característica mais importante dessas lesões é a diminuição da sensibilidade nas mesmas, devido ao acometimento de terminações nervosas livres e/ou troncos nervosos. O diagnóstico da doença é clínico e pode ser complementado pela pesquisa do bacilo na pele. É fundamental que a doença seja reconhecida precocemente e que se institua o tratamento adequado com a poliquimioterapia (PQT), que leva à cura da doença. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

SECOM

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *