Rua Venâncio Neiva

Eu conheço cada palmo desse chão

ALMANAQUE [RUAS DE CAJAZEIRAS]

TATYANA
AM3 – 250×250

[dropcap style=’box’]P[/dropcap]aralela à Rua Coronel Peba, essa artéria tem início na Rua Bonifácio Moura, seguindo em linha direta até à confluência da Rua Tenente Arsênio com a Rua Carlos Pires de Sá.

Começou a ser formada por volta da década de trinta do século passado, quando se processou a ocupação do trecho da cidade, compreendido entre a Rua Coronel Peba e a Rua Sebastião Bandeira de Melo.

Venâncio Augusto de Magalhães Neiva, ilustre político paraibano, nasceu na capital da Paraíba a 21 de julho de 1949. Filho de Frederico Augusto Neiva e Maria José Cirne Neiva, formou-se em 1873, pela Faculdade de Direito de Recife. Iniciou suas atividades profissionais como advogado, na Paraíba e no Rio de Janeiro. Foi Promotor Público de Teixeira, Juiz Municipal de Pombal, Juiz de Direito de Cunha, na Província de São Paulo, de onde foi removido para a Comarca de Catolé do Rocha. Encontrava-se ali, quando foi nomeado Governador do Estado da Paraíba. Fundou o Partido Autonomista da Paraíba, que representou, no Senado Federal, de 1918 a 1930. Faleceu, no Rio de Janeiro, a 17 de fevereiro de 1939.

[infobox title=’FONTE:’]

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

[/infobox]

 

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.