Política, Cotidiano, Esportes, Memória & afins

Rua Hygino Rolim

Eu conheço cada palmo desse chão

TATYANA
AM3 – 250×250

[dropcap style=’box’]P[/dropcap]equena rua que vai das proximidades da Casa de Mãe Aninha, até à Praça de Nossa Senhora de Fátima. Começou a ser urbanizada no final do século XIX.

Teve um lento desenvolvimento até à construção do Cajazeiras Tênis Clube, quando adquiriu maior valorização imobiliária como conseqüência natural da movimentação do citado sodalício.

O Major Hygino Gonçalves Sobreira Rolim nasceu no Riacho do Machado, Lavras, Ceará, a 2 de fevereiro de 1852. Era filho do Professor Francisco Gonçalves Sobreira e Josefa Gonçalves Sobreira Rolim, sobrinha do Padre Inácio Rolim. Foi aluno e colaborador do Padre Rolim, como professor do seu renomado estabelecimento de ensino. Prestou assinalados serviços à população cajazeirense como farmacêutico. Teve destacada atuação política como administrador do município, na condição de Presidente da Câmara Municipal, de acordo com a velha organização municipal do Império. Foi Deputado Estadual na legislatura de 1896-1899. Faleceu, em Cajazeiras, a 12 de janeiro de 1931. Era pai do consagrado poeta cajazeirense Cristiano Cartaxo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

[infobox]

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

[/infobox]

TATYANA
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.