Rua Dr. Aprígio de Sá

Eu conheço cada palmo desse chão

TATYANA
6
AM3 – 250×250

[dropcap style=’box’]E[/dropcap]ssa rua, de pequena extensão, começa nas proximidades do Cajazeiras Tênis Clube e vai até à Praça Ana de Albuquerque. Como as demais ruas localizadas naquele trecho da cidade, teve o seu desenvolvimento prejudicado pelo antigo sangradouro do Açude Grande.

A partir de 1916, com a ampliação daquele açude, passou a oferecer melhores condições de moradia, o que ensejou o seu desenvolvimento. Teve, por algum tempo, a denominação de Rua Santo Elias.

O Doutor Aprígio Gomes de Sá era natural de Souza, onde nasceu a 11 de dezembro de 1884. Era filho do Coronel José Gomes de Sá e Custódia Gomes de Sá. Após a sua formatura, em farmácia, no Rio de Janeiro, passou a residir em Cajazeiras, a partir de 1903, onde casou com Adalgisa Matos de Sá, filha do Coronel Joaquim Gonçalves Matos Rolim e Maria Idalina de Albuquerque Cartaxo. Foi fiscal da Escola Normal, dirigida pelas Irmãs Dorotéias. Exerceu atividades profissionais como proprietário da Farmácia Confiança, fundada por ele.

[infobox]

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

[/infobox]

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.