Rua Bonifácio Moura

Eu conheço cada palmo desse chão

Essa artéria segue paralela à Rua Juvêncio Carneiro. Começa na Praça Emídio Cartaxo e vai até a Praça José Marques Galvão. Em toda sua extensão, tem o seu leito pavimentado, a paralelepípedo, numa realização do Prefeito Octacílio Guimarães Jurema.

A sua urbanização teve início na década de trinta, do século passado, quando ainda apresentava um aspecto pouco recomendável com os numerosos quintais da Rua Juvêncio Carneiro que se estendiam ao longo do seu percurso.

O Doutor Bonifácio Gonçalves de Moura nasceu em Luiz Gomes, Rio Grande do Norte, a 10 de dezembro de 1868. Era filho de Daniel de Moura Pacheco e Joaquina Gonçalves de Moura. Foi aluno do Seminário do Crato e do Seminário de Fortaleza, tendo feito o curso de humanidades, no Ateneu Cearense. Formou-se em 1885, pela Faculdade de Direito do Recife. Iniciou suas atividades profissionais em Cajazeiras, como advogado, entrelaçando-se com a família do Comandante Vital de Sousa Rolim e Vitória de Sousa Rolim. Participou ativamente da política local, tendo integrado a Assembléia Legislativa Estadual, no período de 1900 a 1911. Abandonando a vida pública, recolheu-se à sua Fazenda Pombas, no município de Umari – Ceará, onde faleceu a 12 de março de 1941. Era pai de D. Zacarias Rolim de Moura, saudoso Bispo de Cajazeiras.

 

FONTE:

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *