Rosemira Cartaxo, uma guardiã da memória cajazeirense

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

ROSEMIRA CARTAXO

LAURA CARTAXO DE MELO

27/11/1930, Cajazeiras (PB) – 07/06/2019 – Fortaleza (CE)


Laura Cartaxo de Melo, conhecida por Rosemira, nasceu no Sítio Veneza, em Cajazeiras (PB), no dia 27 de novembro de 1930. Era filha de José Henrique Cartaxo, conhecido como Zé Cartaxo da Veneza, e Rosa Rodrigues Cartaxo.

Tinha mais nove irmãos: Tiburtino Rodrigues Cartaxo (falecido quando criança), Rosicler Cartaxo Gomes, Ana Cartaxo de Albuquerque Melo (Tusinha), Maria Auxiliadora Rodrigues Cartaxo, Adonias do Couto Cartaxo, José Urbano Rodrigues Cartaxo, Rubião da Silva Cartaxo e Rosemary Cartaxo Santos.

Foi casada com o agropecuarista José Bandeira de Melo (Bizé) (1918-2017), que foi vice-prefeito e interinamente prefeito de Cajazeiras. Da união com Bizé Bandeira, cujo enlace deu-se em 19 de setembro de 1947, nasceram: Sidney Bandeira Cartaxo (cirurgião plástico), Ana Cartaxo Bandeira de Melo (economista), Suzana Cartaxo Bandeira de Melo (empresária) e Wellington Bandeira de Melo (comerciante).

Rosemira era uma pessoa muito estimada e querida e tinha um círculo de amizade muito grande em Cajazeiras. Faleceu em Fortaleza (CE), aos 88 anos, no dia 7 de junho de 2019 e seu corpo foi transladado para Cajazeiras, tendo sido sepultado no dia seguinte no Cemitério Coração de Maria.

A cidade perdeu uma de suas filhas ilustres, além de guardiã de muitos fatos importantes e uma grande referência para a história social, política e religiosa da cidade.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *