Representantes do Dnocs e do MP visitam Barragem Engenheiro Avidos antes das obras de revitalização


O coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Alberto Gomes Batista, juntamente com os representantes do Ministério Público (MP), estiveram inspecionando a Barragem Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas, antes do início das obras de reforma da parede, construção de um vertedouro e modernização das comportas.

Segundo o coordenador do DNOCS, a Ordem de Serviço foi assinada e, provavelmente, nesta semana as empresas devem começar os trabalhos. Ganharam a licitação e vão executar os serviços o consórcio Sanccol (Saneamento, Construção e Comércio Ltda.), de Cabedelo (PB), e a JV Vianney Empreendimentos Metalúrgicos, de Fortaleza (CE).

A verba destinada para estas melhorias é de R$ 22 milhões e tem como principal finalidade garantir a segurança da barragem por mais 20 ou 30 anos, a exemplo das estruturas de Coremas e São Gonçalo. As barragens de Boqueirão e São Gonçalo vão receber as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Também vai ser construído um vertedouro na ombreira direita, além de duas comportas de 9 por 10 metros e um canal de fuga revestido em concreto mais a bacia de dissipação.

A tomada de água será adequada para a passagem das vazões com descarga máxima de 50 m³ por segundo, sendo que, no projeto de execução, consta, ainda, a recuperação de equipamentos hidromecânicos, instalação dos sistemas de instrumentação e automação, bem como o monitoramento hidrometereológico.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *