Projeto Palco IFPB leva música autoral a alunos e a comunidade de Cajazeiras


Ensaio ADZ_640x419

Troca de experiências, saberes, formação de novas plateias musicais, promoção da diversidade cultural brasileira. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Palco IFPB”, que será inciado na próxima quinta-feira (17) às 9h45 no Campus de Cajazeiras. Através de apresentações musicais, diálogos e oficinas, alunos, professores, técnicos e a comunidade terão a oportunidade de conhecer novos grupos de diversas regiões do estado e conversar sobre o trabalho desses artistas.

O projeto será realizado uma vez por mês, sempre com a apresentação de grupos diferentes. De acordo com o professor George Glauber, que é músico e idealizador do projeto, a ideia é trazer uma vivência artística para o instituto e estendê-las às pessoas que queiram participar. “Proporcionar essa interação é algo que, além de fortalecer o núcleo de artes do IFPB, traz benefícios pra todos. Enquanto os alunos e comunidade podem ter acesso à boa música e ao diálogo com os artistas, estes podem mostrar seu trabalho e expressar a verdade que transmitem através das suas canções”, conta George que tocará na primeira apresentação com a banda AbradOs Zoio, da cidade de João Pessoa.

 

Sobre a primeira atração do Palco IFPB:

A banda AbradOs Zoio – ADZ– nasceu em 2011, e de lá pra cá foi agregando aos poucos os seus componentes, até alcançar sua atual formação – Yuri Carvalho, Relações Públicas por formação e atuante na música desde a juventude, por meio do Coral Paraibano Voz Ativa (vocal), Pedro Medeiros, licenciado em Música e educador multi-instrumentista (Direção musical e guitarrista), Iradi Luna, mestre em Etnomusicologia pela UFPB e educador musical (contrabaixo), George Glauber, também mestre Etnomusicologia pela UFPB e educador musical (bateria), professor de bateria no IFPB Campus Cajazeiras e Lucas Dan, bacharel em música e especialista em acordeom (teclado, percussão e sanfona).

A ADZ tem enquanto proposta levar o Rock-Oxente, uma mistura de ritmos num caldeirão efervescente, para todos os povos, disseminando assim, a diversidade cultural. Um som feito em louvor à cultura e às raízes paraibanas para o grande público, enaltecendo os nossos signos culturais, o nosso coco de roda, as nossas figuras sociais que fomentam a cultura do Estado, assim como unir o melhor do rock, funk com raiz norte americana, com a música nordestina, o baião, o maracatu, o samba-groove e as várias nuances da grande MPB, que na visão da banda recebe um novo significado, (Música Paraibana Bacana). Como principais influências sonoras e poéticas, a banda leva na bagagem trabalhos de artistas como Djavan, Lenine, Dominguinhos, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Belchior, Vital Farias, Zé Ramalho, Chico César, Pedro Osmar e diversos artistas paraibanos.

“A ADZ surgiu da necessidade de se fazer música com uma identificação pessoal dos integrantes, que buscou nas raízes intimistas, um encontro entre o trabalho e o prazer”, afirma o vocalista, Yuri Carvalho.

 

Facebook: www.facebook.com/abradoszoio

Soundcloud: https://soundcloud.com/abradoszoio/sets/banda-adz-abrad-os-z-io-cd

ASCOM / IFPB

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *