Projeto do Fuminc aposta na valorização da arte da cerâmica em Cajazeiras


O importante trabalho das louceiras de Cajazeiras teve mais uma vez seu projeto aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo. Trata-se do projeto “Conhecer a história para valorizar a obra”, cuja propositura é de Maria Lourdes de Souza Mariano.

O projeto aprovado visa, entre outras coisas, adquirir equipamentos que facilitem o trabalho das louceiras e comprar matéria prima para estoque, como lenha e barro/argila. Também a realização de duas palestras em turmas da Escola Municipal Vitória Bezerra sobre a história da loiça, enfatizando esse trabalho em Cajazeiras e de duas oficinas após palestras nas referidas turmas.

A cerâmica nos remete a existência das mais antigas formas de indústria. A ideia de realizar palestras como forma de conscientização sobre a relevância dessa arte, seguida de oficina, objetiva valorizar a cultura local que remonta há mais de 40 anos na cidade, uma tradição que foi passada de geração em geração familiar e que visivelmente tende a se acabar.

“Portanto, cremos que através da aquisição de materiais, de melhoramento da máquina de moer argila e da realização de palestras e oficinas, estaremos proporcionando a estas crianças a oportunidade de conhecerem a história do artesanato em cerâmica, bem como o de despertar a valorização desta arte, paralelo ao desenvolvimento de outras habilidades motoras e cognitivas relativas aos processos de ensino e aprendizagem na escola”, justifica o projeto.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2011.

COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE CAJAZEIRAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *