TATYANA

Profetas da chuva indicam uma boa quadra invernosa em 2020

Último encontro dos profetas acertou na previsão positiva de chuvas

4
AM3 – 250×250

Quem coleciona anos de observação da natureza diz que 2020 será um bom ano de chuvas no Ceará. No 24º encontro dos profetas da chuva, ocorrido entre sexta-feira (10) e sábado (11) em Quixadá, no Sertão Central, foram debatidos os sinais do ambiente que deve receber um abastecimento favorável de água. Entre os fatores analisados estão o ângulo dos ventos e comportamentos dos bichos e das plantas.

As opiniões positivas partem da interpretação que o meio ambiente se prepara para as chuvas. Um exemplo disso, como afirma o agricultor José Felipe dos Santos, é que as aves se protegem do aumento do nível da água. “Tem um pássaro chamado de lavadeira, que é criado na beira do açude, esse é o que tem a experiência. Quando o inverno é fraco ele faz o ninho bem baixinho, quando vai ser um ‘aguaceiro’ ele faz o ninho lá no alto”, esclarece.

José Felipe, desde a adolescência, encontra outras formas de descobrir se a quadra chuvosa, comumente chamada de inverno, será boa. Uma delas é analisar o pôr do sol no dia 18 de outubro de cada ano. “O sol está alvo, escamado e como ‘neve de chuva’. Se ele estivesse limpo, sem nenhuma nuvem aí não tinha inverno”, explica sobre o método. Ele garante que o último registro foi positivo.

Já o profeta Erismar Silveira busca no colorido das plantas o indício das chuvas. “O flamboyant está florando, está pouco, mas vai encher porque tem os frutos. Se vai florir é porque vai ter chuva na quadra invernosa todinha”, conta. Ele avalia que em alguns meses a chuva deve ser bem mais intensa do que em outros, mas que as precipitações devem ir além do período esperado, entre fevereiro e maio.

Quando ele (flamboyant) flora é difícil não ter um bom inverno e com esse sol maravilhoso que está aí…

As tentativas de adiantar o resultado da quadra chuvosa vem da importância que as chuvas representam para o interior do Estado. No encontro de profetas da chuva, muitos agricultores decidem como será feita a plantação.

Registros

No último encontro os profetas indicaram que o período de sete anos de seca no Ceará iria acabar. Em 2019, a quadra chuvosa foi a terceira melhor registrada no Estado nos últimos 20 anos, com registro de volume de chuva em cerca de 671.9 mm, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.