Professor do campus do IFPB em Cajazeiras é nomeado para comissão geral do ENADE


O professor do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFPB Campus Cajazeiras, Francisco Daladier Marques Júnior, foi oficialmente nomeado para Comissão de Formação Geral (FG) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) pelo INEP (Portaria Nº 103 do INEP de 10/02/2017).
A Comissão de FG é responsável pela questões de Formação Geral comum a todos os cursos avaliados neste ciclo do ENADE.

Dos sete professores nomeados para esta relevante comissão, apenas um representa os Institutos Federais, sendo este novamente do Curso de ADS do IFPB/Campus Cajazeiras. O professor Daladier Júnior, que já havia feito parte da Comissão Assessora da Área (CAA) de ADS no ENADE 2014-2016 continua sendo o único professor cajazeirense a fazer parte do ENADE desde sua criação (2004). Vale salientar que estas Comissões são formadas pelos coordenadores dos Cursos que tiveram os melhores Conceitos Permanentes dos Cursos (CPC) juntamente com o atual conceito ENADE. O Curso de ADS do IFPB/Campus Cajazeiras ficou em 5º lugar no ENADE 2008, em 2º no ENADE 2011 e apenas na 97ª colocação no ENADE 2014, o mesmo que o Professor Daladier Júnior fazia parte da CAA ADS (2014-2016).

Todas as 35 Comissões possuem 245 professores, sendo que apenas 8 destes professores são dos Institutos Federais, sendo: 1 do IF Catarinense (Redes de Computadores), 1 do IFGoiano (ADS), 1 do IFES (Engenharia de Automação e Controle), 2 do IFPB (Redes de Computadores/JP e FG/Cajazeiras), 1 do IFMG (Gestão da Tecnologia da Informação) e 2 do IFSP (Letras – Português e Espanhol & Gestão da Produção Industrial).

“É uma honra para um sertanejo que atua em seu torrão fazer parte deste relevante aprendizado, com professores criteriosamente escolhidos para compor este exame de grande magnitude e importância na evolução do Ensino Superior no Brasil. O objetivo é fazer com que possamos adquirir expertise e networking, com o intuito de que os cursos do IFPB, oxalá IFSPB, sejam referência nacional formando egressos ainda mais competitivos”, disse Daladier Júnior.

As demais 34 CAA são responsáveis pela elaboração das provas de Conhecimento Específico de cada curso que possua mais de 100 IES que o ofertem, além da Comissão de FG. A portaria supracitada apresenta todas as atribuições das Comissões, que são subordinadas à Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) e exercerão suas atividades até 31 de dezembro 2019.

Toda a Portaria de nomeação pode ser acessada na íntegra através da URL: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp…

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *