Professor desenvolve projeto de geração solar para o campus do IFPB em Cajazeiras


O Professor José Tavares (Coordenador do curso superior de Engenharia Civil) apresentou, aos diretores do IFPB Campus Cajazeiras seu projeto de Geração Solar desenvolvido juntamente com os alunos do curso de Automação Industrial José Leles, Júlio Cesar, Willian Germano, Herlen e Kennedy e auxílio do técnico de Laboratório Alberto Granjeiro.

O projeto é resultado de uma análise técnica feita em todas as instalações do Campus referente ao consumo de energia elétrica, partindo da premissa de reduzi-lo, investir na produção de energia solar e otimizar o consumo de energia sustentável, aplicando o conhecimento técnico de professores e alunos da Instituição.

De acordo com Tavares, “com base nesse estudo estima-se que diante da economia que será gerada, o investimento aplicado na implementação do projeto será revertido em menos de cinco anos. Com um funcionamento durante 25 anos, tempo em que esse sistema de geração torna-se mediano em seu rendimento, o investimento proporcionará um retorno ao Campus de 485% do investimento gerado”, acrescentou. O gasto com o consumo de energia elétrica do Campus gira em torno de R$ 50 mil ao mês

O diretor de Administração, Planejamento e Finanças do IFPB Campus Cajazeiras, Hugo Eduardo, disse que a produção de energia sustentável, ou seja, produzir energia de acordo com consumo da instituição é uma meta do Campus. “O projeto está orçado em pouco mais de dois milhões de reais e é de nosso interesse direto, pois somos uma instituição tecnológica e precisamos buscar esses mecanismos. Não podemos garantir a implantação imediata, mas iremos em busca de verba, mesmo que tenhamos que implementá-lo por partes. De início a prioridade será instalar os painéis nos blocos de sala de aula, visto que o estudo já apontou que há viabilidade em qualquer local do Campus”.

COM INFORMAÇÕES DO RESENHA POLITIKA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *