Presidente da ABAC diz que aeródromo de Cajazeiras está apto para voos regionais


COISAS DE CAJAZEIRAS
FOTO: DIÁRIO DO SERTÃO

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instalou, durante sessão especial realizada nesta quinta-feira (29), a Frente Parlamentar do Desenvolvimento da Aviação Regional, que tem como objetivo desenvolver a aviação civil no Sertão paraibano, fortalecendo o setor comercial e a economia da região.

Na avaliação do presidente da Agência Brasileira da Aviação Civil (ABAC), Givanildo Nascimento, a Paraíba tem se destacado em relação a outros estados, após as reformas e as requalificações pelas quais passaram os aeródromos do estado. Ele acrescenta ainda que os equipamentos paraibanos estão aptos a operar com voos executivos, mas com a possibilidade de uma requalificação para voos comerciais.

“Aeródromos como os de Cajazeiras e de Patos estão qualificados a receberem voos regionais. Temos que trabalhar com a aviação regional de médio porte, ou seja, esses aeródromos estão aptos a receberem aviões monomotores, bimotores e os de médio porte, que são aeronaves que têm a capacidade de até 12 passageiros”, explicou o presidente da Agência Brasileira da Aviação Civil.

COM INFORMAÇÕES DA ALPB

10 Comments

  1. Avatar
    Roberval Moreira
    30/08/2019

    O comentário do representante da ABAC, primeiro mostra que ele não conhece o aeroporto da terra do Padre Rolim, vejamos porque o aeródromo de Cajazeiras pode aeronaves de médio até grande porte, vejamos porque, o aeródromo de Cajazeiras o PCN da pista é 26 vejamos exemplo abaixo:
    Conforme dados da ANAC, PCN pista e capacidade de aeronaves:
    PCN 12 aeronaves capacidade de 40 passageiros ATR 40
    PCN 14 aeronaves capacidade de 72 passageiros ATR 72,
    Acima disso que é capacidade da pista do aeródromo de Cajazeiras Cima de 120 passageiros, que é o Embraer 195 e ai por diante. Ágora o PCN do aeroporto de Patos e de 6 ai tudo bem a capacidade é de 12 passageiros, outra coisa colocar vôos saindo de Sousa e outras cidades com aeronaves com capacidade de 12 passageiros os famosos teco teco, isso não vai dar certo, o que deveria era investir no terminal de passageiros do aeródromo de Cajazeiras para funcionar de imediato pelo menos com o ATR 72 fazendo a ligação de Forteleza a Cajazeiras e João Pessoa, e quando reformar o aeroporto de Patos erá só incluir. É assim que deve ser a proposta da aviação regional, se fizerem incluindo as cidades que não tem capacidade de receber pelo menos uma aeronave de 72 Passageiros aviação na Paraíba não vai decolar e vai quebrar até antes de começar devido ao grande custo operacional.

  2. Avatar
    Roberto Gamachi
    31/08/2019

    Os Cajazeirense tem que ficar mais esperto tem que exigir o funcionamento de linhas aéreas com aeronaves com capacidade de pelo 72 passageiros, essa proposta de funcionar com aeronaves de 12 passageiros mesmo o governo dando incentivo não vai dar certo devido ao alto custo operacional, não vai da certo vai quebrar esse negocio de cada aeroporto sair um avião teco teco para João Pessoa não vai dar certo, a viação regional tem que ser Cajazeiras Patos João Pessoa e Fortaleza.

  3. Avatar
    Gorete Almeida
    31/08/2019

    Já estão querendo avacalhar a viação do sertão, Cajazeiras falta tao pouco para se transformar em a principal rota da. Viação regional devido ao seu posicionamento estratégico, tem que dar prioridade para Cajazeiras que alias tem o melhor aeródromo de todo alto sertão Paraibano.

  4. Avatar
    Marcia Goes
    31/08/2019

    Eu não. Estou sentindo firmeza nessa comissão não, estão querendo que cada cidade que tem campo de pouso sai um teco teco com 12 passageiros para a Capital, esse projeto e de jerico, não tem como dar certo, o governo da Paraíba gastou milhões de reais no aeródromo de Cajazeiras que tem capacidade de receber aeronaves de médio ate grande porte, aliás esse cara representante da ABAC parece não conhecer nada de aviação ele qualificou o aeroporto junto com o de Patos, ele não teve nem a capacidade de ver no site da ANAC, que o PCN do aeródromo de Cajazeiras é 26 muito superior ao de Patos que tem o PCN, 6, portanto o aeroporto de Cajazeiras pode receber aeronaves de grande, esses caras não sabem nem o que fala, não entendem nada de aviação. Essa comissão não vai dar em nada vai só enrolar os bbestas do sertão, se quisessem fazer alguma coisa e se tivessem algum poder esse aeródromo de Cajazeiras já estaria funcionado a muito tempo com linha aéreas regionais eita políticos caldo de batata não tem sustância nenhuma muito fracos ou seja zero a esquerda.

  5. Avatar
    Roberval Moreira
    31/08/2019

    Isso mostra o nível de conhecimento das autoridades do ramo da aviação, o presidente da ABAC fez uma salada mista no seu depoimento ele diz que os aeródromo de Cajazeiras e Patos estavam aptos ou seja qualificados para receber vôos regionais com aeronaves de médio porte. Primeiro erro ele faltou pesquisar no site da ANAC a capacidade da pista do aeródromo de Cajazeiras é maior do que o aeródromo patos o PCN da pista de cajazeiras e 26 e de Patos o PCN é 6, existe tabela de classificação de PCN das pistas e suas capacidade na. ANAC, por exemplo:
    PCN 12 capacidade da pista de receber aeronaves com até 40 passageiros aviões intermediários.
    PCN 14 capacidade da Pista de receber aeronaves com até 72 passageiros esta sim aeronaves de médio porte.. O outro grande erro presidente foi falar que um avião de 12 passageiros como avião de médio porte. Alem disso comparar o aeródromo de. Patos com o de Cajazeiras, o aeroporto de cajazeiras no mínimo com a sua nova classificação pode receber aeronaves tipo Embraer 195 com capacidade de 120 passageiros. O debate já começou fraco.

  6. Avatar
    Roberto Gamachi
    31/08/2019

    Os Cajazeirenses são muito inocente, tudo que Cajazeiras luta para melhorar a vida dos sertanejos. A turma de Sousa e Patos tentam atrapalhar, Cajazeiras tem um aeroporto que pode receber aeronaves de médio e grande porte, é tem tudo para ter seu aeroporto funcionando com linhas aéreas ligando o sertão ao resto do Brasil, ai um impresario de Sousa inventa esse projeto de ligar o sertão com aeronaves teco teco com capacidade de 12 passageiros. Isso não vai dar certo.

  7. Avatar
    Roberval Moreira
    31/08/2019

    Eu diária que este projeto estaria de forma adequada a viação comercial e se os empresários que estão querendo implantar linhas aéreas comerciais se eles comprasse pelo menos uma aeronave ATR 42 com capacidade para 45 passageiros, e outro ATR 72 com capacidade para 72 passageiros, é assim que foi criado a MAP, uma empresa aérea regional da Amazonas, ele começou com duas aeronaves ou seja ATR 72 600, e hoje a empresa está crescendo e já tem cinco aeronaves e ampliando sua rota fazendo os estados do Amazonas e Pará. Portanto não existe aviação regional com aeronaves de 12 passageiros.

  8. Avatar
    Sandro Alves
    31/08/2019

    Espero que esse aeroporto de Cajazeiras decole🛫 O mais rápido possível e que essa comissão de parlamentares da Paraíba, que Cajazeiras e toda região do Ceará e o Rio Grnade do Norte e Pernanbuco que mora fora dos seus estados tenha esse suporte de entrar em uma aeronave por exemplo em São Paulo SP e descer na terra do Padre Rolim.🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛬🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛬🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛫🛬🛫🛬🛫🛫🛫

  9. Avatar
    Roberval Moreira
    31/08/2019

    O deputado Junior Araújo juntamente com os outros deputados da frente parlamentar, tem que entndenter que este aeródromo está bem localizado estrategicamente, o que faz Cajazeiras se destacar não é a sua população, mas sim a grande população de três estados ao seu redor, cidades como Barro CE, Ico, Lavras da Mangabeira, Limas Campos, Ipaumirim, Baxio, Mauriti, Oros, e tantas outras cidades do Ceará, no Rio Grande do Norte, cidades como Pau dos Ferros, Alexandria, e outras cidades do Penambuco, isso faz o diferencial de Cajazeiras das outras cidades do sertão Paraibano, portanto Cajazeiras já era ter voos comerciais à muito tempo atrás. Esperamos que essa comissão parlamentar faça seu dever que é tirar do papel a implantação de linhas aéreas na cidade de Cajazeiras, pois temos o melhor aeródromo de todo alto sertão, a pista do aeródromo de Cajazeiras é o único mais estruturado do alto sertão a pista do aeródromo da terra do Padre Rolim tem o seu PCN 26 de registencia, tem balizamento noturno moderno, uma pista com comprimento de 1.600 metros, e tem capacidade de receber aeronaves de médio até grande porte, já o segundo aeródromo da Paraíba é o de Patos tem também uma pista de 1.600 metros, e está apto a receber aeronaves com até 18 passageiros ou seja aeronaves de pequeno porte, portanto é fato o único aeródromo capacitado hoje para aviação regional é o aeródromo de Cajazeiras. Portando não percam tempo e coloquem esse aeródromo de Cajazeiras para funcionar o mais rápido possível com linhas aéreas.

  10. Avatar
    JUDIVAN 38860392188 Santa Ifigenia
    21/09/2019

    Por isso que sempre falo, ou eu estou ficando louco ou esse pessoal responsável pela administração do Estado estão esperto, gente convenhamos ninguém sabe definir absolutamente nada a respeito da situação do nosso aeródromo, poxa isso é uma falta de respeito a nós do estado. e ao povo Brasileiro, pois não irá servir somente aos Paraibanos e sim a todos que usarem o mesmo.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *