Prefeitura e FSM estimam em até 4 anos para o controle de animais de rua


A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, em parceria com a Faculdade Santa Maria (FSM), deu início, na última terça feira (17), à captura de animais de rua, dentro do projeto Animais do Bem, que visa tratar, cuidar e diminuir a reprodução canina na cidade.

Várias pessoas da faculdade, secretaria e setor de zoonoses estiveram envolvidas na operação que, nessa primeira etapa, recolheu vinte animais que, a partir de agora, passarão por vários procedimentos como, exame, vermifugação, castração e identificação, antes de serem devolvidos às ruas.

Foram recolhidos a um canil contratado pela prefeitura dez machos e dez fêmeas. Os machos serão castrados através da aplicação de uma pequena injeção nos testículos, inibindo assim, a produção de espermatozoides. Já as cadelas passarão pelo processo de histerectomia, método que exige um tempo bem maior de recuperação.

Os procedimentos de castração terão início a partir do dia 26 de Abril com a participação de uma professora da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) responsável pelo desenvolvimento da castração química.

No próximo mês, as capturas terão continuidade, podendo o número de animais ser aumentado. A expectativa da faculdade e da prefeitura é que num período de três a quatro anos se atinja um certo controle de natalidade dos animais de rua na cidade.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *