Prefeitura de Bernardino Batista realiza campanha de vacinação contra febre aftosa


A campanha de vacinação contra febre aftosa no município de Bernardino Batista foi realizada nesta última semana. A campanha segue uma orientação nacional e foi desenvolvida através de parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Emater/PB- Gestão unificada.

Nesta etapa, se fez obrigatória a vacinação dos rebanhos bovino e bubalino. A Prefeitura Municipal de Bernardino Batista custeou e disponibilizou equipes de vacinadores, que percorreram o município, seguindo calendário pré-estabelecido.

A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) que tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal. Ela também serve para atualizar o cadastro das propriedades rurais, dos produtores e consequentemente do rebanho existente no município. A vacinação é forma mais eficaz de prevenção contra o vírus, a qual confere imunidade seis (6) meses após as primeiras vacinas.

As campanhas de “vacinação obrigatória” ocorrem de 6 em 6 meses, geralmente em maio e novembro, a partir do terceiro mês de vida dos animais. A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. Trata-se de uma das enfermidades mais contagiosas e causa importantes perdas econômicas. A morte é baixa em animais adultos, mas nos bezerros provoca problemas cardíacos (miocardite) que lava à morte . Atinge bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos não afetando equídeos.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DO FERNANDO CALDEIRA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *