Praça Dom Adauto

Eu conheço cada palmo desse chão

Localizada na parte leste da cidade, quase no final da Rua 26 de Julho, serviu na década de vinte, do século passado, como campo de futebol e foi designado pela edilidade, para instalação de circos que transitavam pela cidade. Começou a adquirir relativa importância com a construção, em 1933, do Grupo Escolar Monsenhor Milanez.

Nela foi instalado, em 1946, pelo Prefeito Manoel Lacerda, o Posto de Higiene da cidade e, em sua vizinhança, foi construída a sede do Tiro de Guerra. Teve a denominação de Praça 26 de Julho até 15 de junho de 1955, quando pela Lei nº 131, sancionada pelo Prefeito Octacílio Guimarães Jurema, passou a ter o nome de Praça Dom Adauto. Naquela praça, em 1954, foi instalado um Parque Infantil, numa realização daquele Prefeito.

Adauto Aurélio de Miranda Henriques, primeiro Bispo e Arcebispo da Paraíba, nasceu no município de Areia a 30 de agosto de 1855. Filho de Ildefonsiano Clímaco de Miranda Henriques e Laurinda Esmeralda de Sá e Melo, foi ordenado sacerdote em 1880, tendo se doutorado em Cânones, em 1882. Dirigiu a Diocese da Paraíba desde a sua instalação a 18 de fevereiro de 1894 até à data do seu falecimento, ocorrido em João Pessoa, a 15 de agosto de 1935.

FONTE:

DO LIVRO ‘RUAS DE CAJAZEIRAS’, DE DEUSDEDIT LEITÃO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *