Piora estado de saúde de Ariano Suassuna


ariano-garanhuns

A situação do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, piorou. Boletim médico divulgado às 20h desta terça-feira (22) pelo Real Hospital Português (RHP), localizado na área central do Recife, aponta que o estado de saúde dele sofreu uma piora. “Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável”, diz a nota.

Na noite dessa segunda-feira (21), ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e passou por procedimento cirúrgico. Desde então, Ariano está em coma e respirando com ajuda de aparelhos.

Confira a nota oficial assinada pela médica neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco:

“O paciente Ariano Suassuna permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável, com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada.”

Ariano já havia sofrido um infarto agudo do miocárdio no dia 21 de agosto do ano passado, sendo submetido a um procedimento de cateterismo na Unidade Coronária do RHP no mesmo dia. O escritor passou seis dias internado e teve alta para continuar um tratamento domiciliar. No entanto, ele voltou ao hospital dois dias depois, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.

Na última sexta-feira (18), o escritor apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano, integrando a programação do Festival de Inverno daquela cidade.

BIOGRAFIA – Fundador do Movimento Armorial, o escritor paraibano tem, entre suas obras, Uma Mulher Vestida de Sol (1947), Auto da Compadecida (1949), O Santo e a Porca (1957) e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971).

Na década de 70, assumiu o cargo de secretário de Educação e Cultura do Recife e, mais recentemente, na gestão de Eduardo Campos, secretário da Cultura e, depois, secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco.

NE10

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *