Paraíba celebra o São João do litoral ao sertão


sao-joao

O Blog do Gordinho mostra os destinos mais badalados dos festejos juninos no estado. No roteiro, constam cidades do litoral, agreste, brejo e sertão.

Nosso roteiro junino começa pela capital do sertão, Patos, acerca de 300 km de João Pessoa. Na programação do São João da cidade constam grandes artistas da música brasileira, entre os quais, César Menotti e Fabiano, Bell Marques, Daniel e Durval Lelis. Os festejos irão acontecer de 18 a 23 de junho, no Terreiro do Forró.

Em Sousa, também no sertão, a aproximadamente 430 km da capital do estado, as atrações confirmadas são, entre outras, Vitor e Léo, Luan Estilizado e Rita de Cássia. O evento ocorrerá no Campo de Aviação, entre os dias 19 e 23 de junho.

Ainda no sertão, Santa Luzia, a 250 km de João Pessoa, promove um dos mais tradicionais festejos juninos do estado. O evento, com 72 anos de história, contará com as apresentações dos Três do Nordeste, Ton Oliveira, Sirano e Sirino, Pinto do Acordeon e Forró Pegado, entre outros. As atrações vão se apresentar entre os dias 20 e 23 de junho.

Na região do cariri, Monteiro celebra o São João com uma vasta programação. A festa tem início no dia 21 e encerra-se no dia 28 de junho. Entre as atrações musicais confirmadas estão: Frank Aguiar, Dejinha de Monteiro, Luan Santana, Gabriel Diniz, Capital do Sol, Luciene Melo e Noda de Cajú. A cidade dista cerca de 310 km da capital.

Mais próxima da capital, Solânea (138 km de João Pessoa), no brejo, vem se firmando como um dos principais destinos juninos. Dorgival Dantas, Gatinha Manhosa, Luan Estilizado, Gabriel Diniz, Magnificos, Vicente Nery, Sirano e Sirino, Daniel, Capilé, Forró Pegado, Eliane, Ramon Schnayder e Cezzinha são as principais atrações. Os festejos na cidade acontecem entre os dias 13 e 24 de junho.

Bananeiras, cidade vizinha a Solânea, também promove um São João bastante concorrido. Entre as atrações estão Santanna, o Cantador, Nando Cordel, Os Três do Nordeste, Sirano e Sirino, Ranniery Gomes e Cezzinha.  O evento será de 20 a 23 de junho nas Praças Castro Pinto e Epitácio Pessoa.

Em Esperança, no agreste paraibano, a cerca de 160 km da capital, o arrasta-pé já está garantido. As atrações serão Zezé Di Camargo e Luciano, Ton Oliveira, Flávio José e Felipe Lemos. O evento vai acontecer entre os dias 26 e 29 deste mês.

A novidade deste ano para o São João da capital, João Pessoa, foi à transferência dos festejos para a orla marítima. Elba Ramalho, Pinto do Acordeon, Os Gonzagas, Luan Estilizado, Dorgival Dantas, Cavaleiros do Forró, Dejinha de Monteiro e Flávio José, são as principais atrações. Os shows irão acontecer no Busto de Tamandaré, entre os dias 21 e 29 de junho.

Também na vizinhança de João Pessoa, Cabedelo promove o evento junino intitulado “Um Marzão de Forró”. Os festejos irão acontecer de 23 a 29 de junho, na Praia do Miramar e no bairro do Renascer.

Na Praia de Miramar, o evento terá apresentações culturais com quadrilhas e cirandas, entre os dias 25 e 27, no pavilhão da Praia.

Para maior comodidade dos cabedelenses, a prefeitura preparou outra festa simultânea que será realizada no bairro do Renascer, nas vésperas e dias do São João e do São Pedro: 23 e 24, 28 e 29, respectivamente. Nos palcos, duas bandas se apresentarão a cada noite.

Ao todo, mais de 20 atrações musicais irão se apresentar na cidade, incluindo Amazan, Cicinho Lima, Pinto do Acordeon, João Lima e Felipe Lemos. Outros destaques do evento serão o concurso da “Rainha do Milho” e o “Busão do Forró”. Este último animado por um trio pé de serra, onde percorrerá os bairros mais distantes da cidade durante os principais dias do evento (23, 24, 28 e 29).

Ainda no litoral, Caaporã contará com oito dias de festa, com muito forró, quadrilhas juninas e comidas típicas para comemorar o maior evento cultural do Nordeste. A programação conta com cerca de 20 atrações entre elas as bandas Mel com Terra, Banda Encantus, Forró Pegado, Furacão do Forró e ainda com Geraldinho Lins, Felipe Lemos e trios de forró pé de serra.

Conhecida por realizar a maior festa do gênero, Campina Grande (130 km de João Pessoa), promove, mais uma vez, o Maior São João do Mundo. Concentrado no Parque do Povo, os festejos juninos acontecem de seis de junho a seis de julho. Os artistas confirmados que se apresentarão no local são: Alcimar Monteiro, Dorgival Dantas, Rita de Cássia, Fank Aguiar, Nando Cordel, Amazan, Lucy Alves, Fagner, Genival Lacerda, Pinto do Acordeon, Zé Ramalho, Eliane, Elba Ramalho, Antônio Barros e Cecéu, Capilé, Forró Pegado, Gatinha Manhosa, Cezzinha, Padre Fábio de Melo, Cavalo de Pau, Magníficos, Os Nonatos, Os Três do Nordeste, Waldonys, entre outros.

Também são destaques nos festejos juninos da Rainha da Borborema, o Sítio São João e o distrito de Galante. O primeiro é uma montagem cenográfica em tamanho natural de um vilarejo rural dos séculos XIX e XX, composto de todos os imóveis e atrações tradicionais das festividades juninas. No segundo, o visitante pode degustar comidas e bebidas típicas do Nordeste. No local, também se pode ouvir o autêntico forró pé-de-serra e contemplar apresentações de grupos folclóricos.

Serviço:

Programação São João de Patos

http://www.saojoaodepatos.com.br/programacao

Programação São João de Sousa

http://cofemac.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13930&Itemid=9999

Programação São João de Santa Luzia

http://www.maispatos.com/entretenimento/saojoao2014/santa-luzia-a6892.html

Programação São João de Monteiro

http://www.opipoco.com.br/2014/05/programacao-oficial-sao-joao-de.html

Programação São João de Solânea

http://agendanordeste.blogspot.com.br/2014/04/programacao-do-sao-joao-de-solanea-2014.html

Programação São João de Bananeiras

http://g1.globo.com/pb/paraiba/sao-joao/2014/noticia/2014/06/divulgada-programacao-do-sao-joao-2014-em-bananeiras-na-paraiba.html

Programação São João Esperança

http://agendanordeste.blogspot.com.br/2014/05/zeze-di-camargo-e-luciano-na.html

Programação São João de João Pessoa

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope/sao-joao-2014/

Programação São João de Campina Grande

http://www.saojoaodecampina.com.br/programacao&cat=parque#.U5iJi3JdUjQ

Programação completa do São João e São Pedro de Caaporã

Pátio de Eventos – Centro de Caaporã

Dia 20 – sexta-feira

Geraldinho Lins

Afrodite

Forró Bakana

Dia 21 – sábado

Banda Encantus

Felipe Lemos

Farra de Patrão

Dia 22 – domingo

Mel com Terra

Namoro Sertanejo

Bichinha Arrumada

Dia 23 – segunda-feira

Furacão do Forró

Cordel de Ouro

Forró pra Curtir

Praça do Colorado

Dia 24 – terça-feira

Trios de Forró Pé de Serra

Concurso de quadrilhas juninas

Porto de Cangaçari

Dia 29 – domingo

Trios de Forró Pé de Serra

Distrito Cupissura

Dia 05 de Julho – sábado

Banda Kitara

Forró da Massa

Xeque Mate

Dia 06 de Julho – domingo

Forró Pegado

Forró D Lupy

Sabor de Avelã

BLOG DO GORDINHO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *