Padre Djacy Brasileiro: “Quarta-feira de Trevas deveria ser um dia de luta contra a treva da corrupção”


Padre Djacy Brasileiro

Antigamente, para muitos católicos a quarta-feira da Semana Santa era considerada um dia de trevas. Era a Quarta-feira de Trevas. Nada se podia fazer. Era o modo de pensar de uma determinada época. Tinha seu sentido simbólico religioso.

Hoje, por que não aproveitarmos essa simbologia religiosa para uma outra realidade simbólica,que é a treva da corrupção? A corrupção é uma grande treva, então, seria bom que a quarta-feira próxima fosse um dia de mobilização contra a treva da corrupção, geradora de “morte”.

Se não existe mais a Quarta feira de Trevas, que haja a quarta-feira de luz, isto é de vida. Nessa lógica, por que não fazer desse dia um dia de luta renhida contra a mãe de todas as trevas, que é a corrupção?

Daria algumas sugestões de ordem prática e significativa. Declaremos a próxima quarta-feira (“Quarta-feira de Trevas”) como um dia de protesto, de indignação contra a treva da corrupção. Para isso, neste dia, usemos cor preta (camisa, calça etc.) como protesto contra a corrupção neste país, que “mata” milhões de brasileiros.

Nessa cor simbólica estar nosso protesto contra a treva da corrupção, geradora da violência, da fome, miséria, sede, analfabetismo, doenças, desemprego, exclusão social, mortes. Cristãos e não cristãos, na próxima quarta-feira, usemos roupa preta, para que assim, manifestemos nossa indignação contra a treva de todas as trevas: a corrupção, que solapa este país.

Treva=corrupção=”morte” de milhões de brasileiros (fome,miséria,doenças etc.)…

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *