Os passos do processo de beatificação e canonização de Frei Damião


FREI JOCIAL GOMES, OFMCAP. VICE-POSTULADOR

O Processo de Beatificação e Canonização de Frei Damião de Bozzano foi aberto em 2003, cinco anos após a morte do Servo de Deus como prescreve a Santa Igreja. Foi instalado o Tribunal na Arquidiocese de Olinda e Recife para a escuta das testemunhas que foram em número de 46 pessoas, sendo 39 do Brasil e 7 da Itália. No último ano, os trabalhos foram intensificados e recebemos o parecer dos censores teólogos sobre os escritos deixados por Frei Damião, no caso, o livro Em Defesa da Fé (publicado em várias edições), cartas remetidas pro ele e manuscritos de sermões. Temos também o relatório da Comissão Histórica, peritos que listaram todo o material recolhido, desde a documentação pessoal (religiosa e civil), aos arquivos pesquisados, aos escritos inéditos e publicações em periódicos. Além disso, foram anexados testemunhos de pessoas que livremente desejaram se expressar a respeito do Apóstolo do Nordeste e pareceres de profissionais de algumas áreas específicas: um antropólogo, um filósofo e um sociólogo.

O trabalho tem sido intenso no sentido de recolha, organização e catalogação de todo o material pertencente ou referente a Frei Damião. Podemos dizer que há um bom acervo sobre ele, mas é possível que aumente ainda mais. E as orientações dadas pela Postulação Geral de nossa Ordem Capuchinha foram essenciais para a finalização da Fase Diocesana do processo.

Toda a documentação gerada e recolhida está sendo organizada como orienta a Congregação da Causa dos Santos: o original (que fica no arquivo da Causa) e duas cópias devidamente autenticadas pelo notário do processo (a serem levadas lacradas à Roma). No dia 27 de maio do ano em curso, às 9h, no Convento São Félix, em Recife-PE, acontecerá a sessão de encerramento da supracitada Fase Diocesana. E o vice-postulador Frei Jociel Gomes levará toda a documentação à Roma, onde juntamente com o postulador geral Frei Florio Tessari, nos dias 26 e 27, a entregará à Congregação da Causa dos Santos.

Quando os autos do processo estiverem em Roma, serão examinados e se a documentação for válida, pedir-se-á que seja escrita a Positio ( uma espécie de biografia documentada) que vai comprovar as virtudes que se manifestaram no candidato, dividindo-a em três partes: 1) A vida; 2) As virtudes; e 3) a Fama de santidade. Com a elaboração da Positio, passará pelo julgamento de comissões, de modo especial, de consultores teólogos que votarão sobre o mérito da Causa. Esses, juntamente com o Pormotor da Fé, estudarão a Positio examinando todas as questões necessárias com profundidade. Os votos definitivos dos teólogos, juntamente com as conclusões do Promotor da Fé, serão submetidas ao juízo dos cardeais e bispos. Se a Congregação para a Causa dos Santos aprovar a Positio, o Santo Padre promulgará o decreto das virtudes heróicas e o Servo de Deus passará a ser considerado Venerável. Cumpridas essas fases, tendo-se a certeza que se realizou algum milagre ou cura quer não tenha explicação, a documentação comprobatória e o relato serão analisados por peritos e médicos (no caso de cura), cujos votos serão expressos detalhadamente num minuciosa relação. Em seguida, o milagre é discutido por uma comissão de padres, bispos e cardeais que emitirão a sua opinião. Tais opiniões serão comunicadas ao Santo Padre, a quem compete exclusivamente o direito de decretar o culto público eclesiástico que se pode tributar aos Servos de Deus. Depois desse rigoroso e necessário processo, se o veredicto for positivo, O Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos ordenará a confecção do Decreto de Beatificação para ser submetido à aprovação do Santo Padre. Para o beato ser declarado santo, é preciso um novo processo com o segundo milagre.

Paralelamente ao processo de vida e virtudes, estamos recolhendo relatos de graças alcanças para o processo dos milagres. Temos recebido cartas com informações sobre possíveis milagres e estamos avaliando aqueles casos considerados mais especiais para serem submetidos à postulação geral em Roma.

Saiba mais em www.freidamiao.com.br

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *