Os jornais de Cajazeiras (3ª parte)

A COLUNA DE FRANCELINO SOARES

O SPORT surgiu, “sob os auspícios da mocidade cajazeirense”, em 11 de julho de 1926, data de sua primeira edição. O jornal semanal circulava aos domingos, permanecendo ativo até o ano de 1929.

Cognominava-se como um “Orgam Sportivo, Litterario e Humoristico” (respeitada a grafia da época). Foi criado pelo prof. Antônio José de Souza, que foi o seu diretor, assessorado na função pelo bacharel Lauro Nogueira, advogado, com atuação em São João do Rio do Peixe. Outros cargos diretivos: Antônio Pereira da Silva – Chefe de Redação, e Antônio Bezerra – Gerente. A coincidência onomástica fez com que o poeta Dr. Cristiano Cartaxo “batizasse” o corpo de direção de “trindade antonina”. Posteriormente, Clóvis Serra França assumiu a gerência.

Dentre os redatores, tínhamos Edson Almeida Leite, Alcebíades Sobreira Rolim, José Carneiro Neto. Os colaboradores mais assíduos eram Mons. Constantino Vieira, prof. Hildebrando Leal, padre Adonias Vilar, professor e poeta Cristiano Cartaxo, Luís Sobreira Cartaxo e o acadêmico (universitário) José Carneiro Sobrinho. (definitivo).

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *