O Procurador Sales Albuquerque


 

Nascido no dia 15 de fevereiro de 1961, Francisco Sales de Albuquerque é filho do falecido comerciante e empresário Francisco Arcanjo de Albuquerque e Dona Mãezinha. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo (Carmelita) e Colégio Estadual, em Cajazeiras e, aos 16 anos transferiu-se para a cidade do Recife (PE), onde iniciou sua preparação para o vestibular.

Na década de 80, foi aprovado no vestibular de Agronomia, curso que abandonou depois de três anos para fazer Direito, onde foi vice-presidente do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho e monitor concursado de Teoria Geral do Estado, formando-se em 1985.

Dr. Sales Albuquerque atuou como advogado do Gajop, ONG em defesa dos mais carentes, foi assessor especial para assuntos de direitos humanos na Secretaria de Justiça, e foi também Procurador Geral da Assistência Judiciária do Estado.

Ingressou no Ministério Público por concurso em 1992, tendo atuado em diversas promotorias, como Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Poção, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Goiana e Recife.

Em 1999 foi convidado pelo Procurador Geral de Justiça, Dr. Romero Andrade, para assumir o cargo de Secretário Geral do Ministério Público, cargo que ocupou até 2002.

Em janeiro de 2003, o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), nomeou o paraibano de Cajazeiras para o cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado de Pernambuco.

A nomeação aconteceu no mesmo dia em que Sales Albuquerque disputou uma eleição com outros dois colegas, dentro do Ministério Público daquele Estado, tendo sido o mais votado.

A posse de Sales Albuquerque aconteceu na sede do MP em Recife com a presença de várias autoridades do mundo político, jurídico e social de Pernambuco e Paraíba, principalmente, entre elas a do governador Jarbas Vasconcelos.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *