Política, Cotidiano, Esportes, Memória & afins

O major Epifânio Sobreira

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

TATYANA
AM3 – 250×250

EPIFÂNIO GONÇALVES SOBREIRA ROLIM

Cajazeiras (PB), 11/08/1864 – Cajazeiras (PB), 21/09/1937


[dropcap style=’box’]E[/dropcap]pifânio Sobreira nasceu em Cajazeiras a 11 de agosto de 1864. Filho do professor Francisco Gonçalves Sobreira e de Josefa Gonçalves Sobreira Rolim, sobrinha do Padre Rolim. Foi proprietário rural, delegado de polícia e comerciante abastado, voltado para o desenvolvimento da cidade, com a realização de vários empreendimentos que lembram o seu nome.

Casou-se com a cearense de Iguatu, Saturnina Sobreira Bastos. Homem de muita coragem, notabilizou-se pela resistência que opôs, corajosamente, ao assalto dos cangaceiros chefiados por Sabino Gomes, em 1926, ao sustentar de dentro da casa onde morava à investida do bando, auxiliado pro José Inácio, morador de sua fazenda e homem de confiança.

Juntamente com o sírio-libanês João Bichara, construiu um prédio na Avenida Presidente João Pessoa, destinado à instalação do Cinema Moderno, transformado, depois, no primeiro cinema falado de Cajazeiras.

O casal deixou numerosa descendência a partir de seus sete filhos: Cacilda, Waldetrudes, Alcebíades, Gumercindo, Josefa, Rivadávia e Marilda.

Faleceu, em Cajazeiras, a 21 de setembro de 1937.

TATYANA
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.