Mostra de cinema em JP homenageará as atrizes cajazeirenses Marcélia Cartaxo e Soia Lira


Consolidando o maior investimento já feito no audiovisual na Capital, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), lançou nesta quarta-feira (16), a II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, que este ano homenageia as atrizes paraibanas Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira, e será realizada no período de 14 a 17 de novembro no Ponto de Cem Réis, no Centro Cultural de Mangabeira e no Hotel Globo.

Com uma programação diversificada, a segunda edição da Mostra tem como objetivo mostrar ao público pessoense os filmes produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, com exibições no Ponto de Cem Réis e no Centro Cultural de Mangabeira, mas também tem um viés de mercado diante de todas as precarizações que vem acontecendo na cultura, buscando criar oportunidades para o audiovisual local.

Durante os quatro dias da Mostra serão exibidos filmes de curta e longa-metragem produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, além de exibições especiais como “Sob o Céu Nordestino”, documentário realizado pelo cineasta Walfredo Rodriguez em 1929, e filmes convidados que serão divulgados em breve. Serão exibidos ainda quatro curtas-metragens produzidos nas oficinas ministradas nas Escolas da Rede Municipal, através do projeto “Cinemando nas Escolas”, realizado pela Funjope, além de painéis, mesas, oficinas, pitchings abertos e rodadas de negócios, que acontecerão durante os turnos da manhã e da tarde no Hotel Globo, com especialistas nas áreas de mercado audiovisual nacional e internacional.

“A Prefeitura Municipal de João Pessoa vem investindo um volume significativo de recursos no audiovisual e o resultado são 45 filmes já produzidos nos últimos anos com excelentes resultados na participação em festivais de cinema no Brasil e no exterior. A Mostra representa uma outra fase desta política que é o foco na divulgação e distribuição das obras para além das fronteiras do nosso Estado”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.

De acordo com o chefe de Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, o evento é importante para a consolidação da produção audiovisual paraibana. “A segunda edição da Mostra Walfredo Rodriguez será um ambiente de oportunidades e integração através de sessões diárias e encontros no quais esperamos fechar acordos, fortalecendo ainda mais o cinema da Paraíba”, afirmou.

Investimento no audiovisual – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), vem investindo cada vez mais no audiovisual. No total, já foram produzidos pelo Edital Walfredo Rodriguez 45 filmes, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens, com investimentos de R$ 7.975.000, somando os três editais já lançados.

COM INFORMAÇÕES DO PARAÍBA JÁ

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *