Morre, aos 80 anos, Elair Diniz Brasileiro, ex-prefeito de Santa Helena


Morreu, aos 80 anos, na manhã desta quarta-feira (11), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), o ex-prefeito, por seis mandatos, de Santa Helena (PB), Elair Diniz Brasileiro.

O veterano político estava internado no HRC e passaria por um procedimento cirúrgico em João pessoa na quinta-feira (12), mas, devido complicações no seu quadro clínico, não resistiu e morreu.

Natural de Canto do Feijão, atual Santa Helena, Elair Diniz nasceu em 4 de agosto de 1939, sendo filho de Eládio de Almeida Brasileiro e Nair Diniz.

Elair Diniz exerceu diversas profissões, dentre as quais farmacêutico, agricultor, comerciante e, finalmente, administrador público. Na sua obstinação pelo trabalho emerge um cidadão solidário e afetuoso e comprometido com o social até decidir ingressar na política a convite de um amigo, Daciano Soares da Silva.

Em novembro de 1962, instala-se em Santa Helena, a primeira Câmara de Vereadores deste município. Nesta
mesma data foi realizada a eleição para a mesa da Câmara, onde, já eleito vereador, foi eleito também ocupar a vice-Presidência da casa. Em meados do ano seguinte, foi eleito Presidente desta casa, por um período de um ano.

Seu trabalho como representante do povo e dos colegas administradores municipais, o levaram novamente a primeira Secretaria da Câmara Municipal. Desta feita, responsável por relatar e acompanhar todos os trabalhos realizados durante as reuniões da casa. Participou de diversas comissões como a Comissão de Justiça e Paz. Empenhou-se na criação e elaboração da Legislação Municipal de Santa Helena, conquistou o respeito
entre os colegas.

Em junho 1965, foi conduzido a Presidência da Câmara Municipal da Casa Abidias, em março de 1965. No ano seguinte, em 1966, logra êxito nas eleições municipais para Prefeito logra êxito nas eleições municipais para Prefeito. Foi o início de uma longa vida pública.

Em novembro de 1972, foi novamente diplomado Gestor Municipal de Santa Helena, através de eleições livres e  diretas.

Aos 34 anos casa-se com a professora Maria Elizabete Soares, em maio de 1973. Ela, filha de família tradicional de Santa Helena, filha do casal José Soares de Sousa e Isabel Correia Lima.

Dez anos depois, em 1982, parte para seu terceiro mandato como Gestor Municipal de Santa Helena, onde centra seu foco de atenção no desenvolvimento das questões públicas da saúde.

Mais dez anos se passam e novamente, em 1992 é aclamado para o seu quarto mandato como Prefeito de Santa Helena. Desta vez, centra sua atenção para a educação aos menos favorecidos.

Volta a exercer a liderança municipal em seu quinto mandato em Janeiro de 2004. Desta feita focou sua atenção na zona rural, realizando parcerias, investindo em transporte, reformas nas escolas, merenda escolar, capacitação de professores, de forma a oferecer um atendimento digno aos que dele carecem., sendo reeleito para um sexto  mandato em 2008.

COM INFORMAÇÕES DE ID ONLINE

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *