Moradores fazem mutirão para limpar açude que abastece São José de Piranhas


Moradores da cidade de São José de Piranhas, localizada no alto sertão da Paraíba, organizaram um mutirão na manhã desta sexta-feira (27), para realizar a limpeza do Açude São José I, popularmente conhecido como Açude da Cagepa.

O manancial é responsável pelo abastecimento da população da zona urbana do município, mas atualmente está inativo por ter atingido o volume mínimo. Segundo a AESA (Agência executiva de Gestão das Águas), que acompanha os mananciais do estado, o açude está no momento com apenas 2,4% de sua capacidade.

As chuvas caídas nos últimos dias tanto na cidade como na região que influenciam o aumento do volume do manancial, gerou preocupação na população que após a constatação da grande quantidade de lixo presente nos arredores e no próprio interior do açude que pode afetar a qualidade da água. Determinados a contornar possíveis efeitos ele resolveram arregaçar as mangas e fazer sua parte.

Através de grupos nas redes sociais populares se mobilizaram e nesta sexta-feira (27), e protagonizaram um exemplo de cidadania e ética, coletando dezenas de garrafas, vidro e até um colchão foi retirado do leito do açude.

O vereador Mylano foi um dos incentivadores do mutirão e destacou, ‘Fizemos a nossa parte como cidadãos, e parabenizo a cada um dos que pode participar conosco, que acordou cedo e arregaçou as mangas pelo bem estar da nossa gente’. Elogios não faltaram através das redes sociais para todos que deram sua parcela de contribuição, ‘’Parabéns a todos pela boa ação’’, é um dos vários que se somam.

Uma equipe de limpeza do município também chegou mais tarde para auxiliar os voluntários na coleta de todo o lixo além do roço do mato da parede e dos arredores do açude São José I.

EXATAS NEWS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *