Marcélia Cartaxo é destaque na 23ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul, FAM 2019


Pacarrete estreou na capital catarinense durante o Florianópolis Audiovisual Mercosul 2019 – FAM 2019, na terça-feira (01/10), com casa cheia e presença do diretor Allan Deberton, da atriz principal do filme Marcélia Cartaxo e da produtora executiva Ariadne Mazzetti, que bastante emocionados apresentaram o longa ao público. Eles se mostraram felizes com a repercussão do longa-metragem, grande vencedor do 47º Festival de Cinema de Gramado premiado com oito Kikitos.  Deberton, Cartaxo e Mazzetti abriram a sessão agradecendo ao público e lembrando que o filme foi patrocinado por um edital de baixo orçamento do extinto Ministério da Cultura.

“O que vocês vão ver hoje faz a gente refletir sobre a importância das políticas culturais e sobre a necessidade de mantermos essas linhas e que surjam outras para que possamos continuar fazendo filmes e para que o cinema brasileiro persista e brilhe cada vez mais”, disse Deberton.

Questionada pela equipe do FAM sobre qual o motivo do sucesso de Pacarrete , Marcélia afirmou:

“Por que o filme é muito emocionante e dialoga também com a questão da mulher mais velha, com a sua arte. As pessoas se identificam muito com ela, por ela ser de uma cidade do interior. A gente está resistindo a tudo isso e eu acho que o filme dialoga com a nossa arte, com a nossa história como mulher. Eu estou muito emocionada, por que a gente vem de outros encontros fortes, tem recebido muitos prêmios e eu to muito feliz com tudo isso.”

A cerimônia de premiação do festival aconteceu no Teatro Álvaro de Carvalho, no centro de Florianópolis, na noite de quarta-feira(02) e Pacarrete foi eleito o Melhor Longa Mercosul, na escolha do Júri Oficial e Popular.

Pacarrete, personagem vivida por Marcélia Cartaxo e que dá nome ao longa, é  uma bailarina e professora que volta a sua cidade natal,  Russas, no interior do Ceará, sonhando em fazer uma apresentação para a população da região, mas é vista como louca pelos moradores.

Homenagem Especial à atriz Marcélia Cartaxo

A atriz paraibana Marcélia Cartaxo, protagonista de Pacarrete , foi a grande homenageada do 23º FAM, com a apresentação especial do filme “A Hora da Estrela”, filme que garantiu à atriz o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlin, em 1986.

A atriz falou da emoção que está vivendo com Pacarrete e do momento especial que foi rever A Hora da Estrela após tantos anos:

“Estou num momento tão especial de minha vida que rever o filme agora, com vocês, é algo que não consigo nem explicar, impossível não soltar as lágrimas. Obrigado por tanto carinho e o momento é de resistência, pois o cinema brasileiro é forte e iremos em frente”, disse ela.

Mais prêmios

Além do prêmio de melhor atriz por Pacarrete, no 47º Festival de Cinema de Gramado, Marcélia levou os dois prêmios de Melhor Interpretação do 26º Festival de Cinema de Vitória: Por Pacarrete e por O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira).

COM INFORMAÇÕES DO PARAÍBA CRIATIVA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *