Luiz Xavier, o Guarda


Luiz Xavier de Souza, o Luiz Guarda, nasceu em Itabaiana em 28 de maio de 1918. Chegou em Cajazeiras em setembro de 1940 e casou-se com Francisca de Sousa, que faleceu oito meses depois. Em segundas núpcias, casou-se com Zaíra Dantas Rolim e desta união nasceram onze filhos: Santina, Francisca, Marcelo, Neto, Martos, Dava, Ciro, Fátima, Graças, Ulisses e Soraia.

Foi chefe da 9ª Circunscrição de Trânsito da Paraíba, com sede em Cajazeiras, por 39 anos, tendo como companheiros os ‘guardas’ Inácio, Castro e Simão. Após a aposentadoria, dedicou-se a criar gado e cultivar legumes nos Sítios Cocodé e Carrancudo.

Luiz Guarda foi sócio-fundador e vice-presidente da Cooperativa de Energia do Vale do Rio do Peixe (Cervarp) e sempre esteve à frente, ao lado de outros criadores, das lutas em defesa do homem do campo. Recebeu o título de Cidadão Cajazeirense em 1965.

Faleceu no dia 23 de abril de 2018, aos 99 anos. Deixa de 33 netos e 16 bisnetos e um legado de bons serviços prestados a Cajazeiras, além de uma legião de amigos e admiradores.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *