Livro sobre a professora Nazareth Lopes é lançado em Cajazeiras

TATYANA
AM3 – 250×250

O professor e escritor Reudesman Lopes lançou no sábado (23) o livro “Nazareth Lopes – uma vida de ensinamentos”, que trata-se de uma coletânea de fatos e acontecimentos protagonizados pela mãe do autor. Muitos consideram Nazareth Lopes uma das mulheres que mais contribuíram para o desenvolvimento educacional de Cajazeiras e região.

O autor do livro ressaltou que todas as homenagens possíveis não seriam suficientes para expressarem a importância de Nazareth Lopes.

“Toda homenagem que nós pudermos fazer como família ainda é muito pouco para a dimensão que foi a nossa mãe, a professora, a educadora, a mulher”, disse Reudesman no seu discurso.

[ads2]

 

Trajetória – Nazareth Lopes iniciou sua formação escolar com a professora Vitória Bezerra, com quem aprendeu as primeiras letras; fez o curso primário no tradicional Grupo Escolar Monsenhor Milanez, berço de aprendizagem de muitas gerações; com a família impossibilitada de custear os seus estudos na Escola Normal Livre Padre Rolim, o tradicional Colégio das Freiras, passou a estudar com o professor Anselmo Chaves, que lhe abriu novos horizontes culturais; somente com a interveniência do seu padrinho, Padre Oriel Fernandes, a família conseguiu uma bolsa de estudos no ambicionado Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde se tornou normalista (curso normal), passando a exercer a profissão no antigo Círculo Operário; em 1966, prestou o Exame de Suficiência (Curso da Cades) na capital do Estado e patrocinado pela UFPB; prestou vestibular em 1970, já pela FAFIC, licenciando-se nas línguas Portuguesa e Inglesa, em 1973; em 1975, cursou o mestrado junto ao CCHLA – DLCV – UFPB, com dissertação aprovada em 1979. Em paralelo, desenvolveu atividade burocrática junto ao Hospital Regional de Cajazeiras, responsável pelo setor econômico.

COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO DO SERTÃO
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.