José Maranhão é eleito senador com 647.271 mil votos


maranhao-eleito

O ex-governador José Maranhão (PMDB) é o novo senador da Paraíba. O peemedebista foi eleito com 37,12% dos votos válidos e 647.271em números absolutos. A  vitória dele foi consolidada antes mesmo da totalização da apuração.

Em segundo lugar ficou Lucélio Cartaxo (PT), com 29,93% dos válidos (521.938 dos totais); seguido por Wilson Santiago (PTB), com 29,02% (506.093); Professora Leila (PROS) , com 2,56% (44.627); Nelson Júnior (PSOL), com 0,66% (11.502); Walter Brito (PTC), 0,63% (11.063); e Rama Dantas (PSTU), 0,08% (1.461).

Em entrevista coletiva, após o resultado, Maranhão classificou sua eleição para o Senado Federal como uma “vitória extraordinária”e fez críticas duras contra o próprio PMDB, do qual ele é presidente estadual. “Fui eleito senador pela vontade do povo, independente inclusive da organização partidária. É claro que eu continuo fiel ao meu partido, mas nós tivemos na Paraíba uma situação sui generis. Nessa eleição nós enfrentamos o poder estadual, o poder municipal, a prefeitura mais importante do estado, e nós conseguimos vencer, nessas circunstâncias, contando apenas com a vontade do povo”, afirmou o senador eleito.

Apesar das críticas ao PMDB, Maranhão disse que é fundamental que o partido possa estar junto durante a campanha do segundo turno. O senador não quis adiantar qual pode ser o posicionamento, mas disse que independente de qual for, ele deve ser coletivo. “A primeira coisa que eu pretendo fazer é uma consulta ampla as bases do partido, é importante que o PMDB esteja unido numa tomada de posição dessa monta. Não tenho dúvida nenhuma que podemos ser o fiel da balança, mas eu não vou fazer nada precipitadamente até porque eu sei das minhas responsabilidades”, disse.

Natural de Araruna, no Agreste paraibano, em 1936, Maranhão foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1955, sendo reeleito três vezes consecutivas. O peemedebista já cumpriu também três mandatos como deputado federal, três como governador, sendo o último deles após a cassação de Cássio Cunha Lima, e um mandato como senador.

Em 2012 foi candidato a Prefeito de João Pessoa, mas terminou a eleição no quarto lugar. Nesta campanha ao Senado, Maranhão disputou com mais sete candidatos na Paraíba e liderava a corrida ao Senado desde a primeira pesquisa de intenções de votos divulgada após o registro de candidatura.

JORNAL DA PARAÍBA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *