José Aldemir: “aplausos pela criação da Fundação Zerinho”


Os homens que, realmente, nascem para o exercício da vida pública, para a atuação no parlamento, no Executivo ou noutros campos de representatividade, revelam essa rara e predestinada vocação, desde a juventude e no curso de sua existência, movidos, exatamente, por um espontâneo e constante desejo de promover o bem comum, com gestos e iniciativas próprias voltados aos superiores interesses do povo. São benfeitores públicos.

Pouco importa se estão no desempenho do cargo público executivo ou do mandato eletivo, ou se estão, apenas, no labor de suas atividades particulares e profissionais, o que lhes interessa é a realização providencial e colaboradora em benefício da coletividade, do bem estar social e da qualificação da vida humana, independentemente de contrapartida.

José Nello Zerinho Rodrigues, um nome inscrito na história política da Paraíba, é um cajazeirense, concebido desde as entranhas maternas, com a bravura e generosidade do sertanejo, mas, sobretudo, com essa extraordinária qualidade de benfeitor público. Apaixonado de alma e coração por sua gente construiu uma liderança popular inequívoca, encarnando, por seus indispensáveis feitos e por uma incomparável abnegação à sua terra, portanto, esse espírito talhado para o serviço desinteressado, sem a eiva da recompensa, sem o retorno lucrativo, tudo em prol exclusivamente da coletividade.

Passa o tempo, Sr Presidente e Srs. Deputados, e tão admirável apostolado permanece vivo e presente na vida exemplar desse grande político sertanejo, tal como podem testemunhar paraibanos de todas as regiões, principalmente seus conterrâneos, com a recente criação de uma fundação, destinada a levar adiante esses ideais. Fundação que, por absoluto merecimento tem o seu nome e, assim, além de perpetuar o benemérito homem público, tem a finalidade assistencial e protetiva em favor de Cajazeiras e de seus munícipes, remontando à vida construtiva, humana e notadamente solidária do indelével patrono.

A fundação José Nello Zerinho Rodrigues – Fundação Zerinho, reconhecida de utilidade pública pela Câmara Municipal de Cajazeiras foi criada, portanto, com amplo leque de atribuições não podendo, conforme sua resolução instituidora, se envolver em qualquer atividade político-partidária ou ideológica alheia e desvirtuadora de sua nobre e distinguida finalidade.

Visa essa instituição, com objetivo essencialmente filantrópico e beneficente, promover e manter serviços e atividades de natureza assistencial, cultural, artística, ambiental e educacional relacionadas ao município de Cajazeiras e até de outras cidades do estado, considerando sobremaneira o incentivo, nos diversos campos de sua atuação a pessoas e adolescentes menos favorecidos, a criteriosa seleção de seu Conselho Curador e de sua diretoria Executiva. Nesse propósito a fundação Zerinho se propõe a atuar em ilimitado campo de ação em áreas fundamentais ao aprimoramento de crianças e jovens, na área musical, social, cultural, psicológica e esportiva, numa importante contribuição à formação do cidadão do futuro.

Com tamanha ingerência, zelo e preocupação pelo destino e ocupação da juventude brasileira na região sertaneja de nosso estado, juventude essa, lamentavelmente, em grande parcela derivada aos caminhos torpes da droga e da delinqüência, tanto quanto em outros lugares do Brasil, a fundação visionada pelo ilustre paraibano merece, portanto, todas as honras e louvores da Paraíba e do Brasil. É de ressaltar que mesmo assim tal instituição será mantida com recursos próprios e com o empenho de particulares, independentemente de incentivos públicos ou do governo, o que representa um incomparável e inédito benefício ao município de Cajazeiras, pela amplitude e alcance de seus propósitos e ações e, certamente, pela extensão dos seus frutos às gerações vindouras, saneadora de alarmantes problemas da atualidade, com repercussão no futuro de nossa sociedade.

Por extremamente oportuno, quero, nesta hora de reconhecimento, somar ao louvável e grandioso evento criativo, o meu incondicional voto de apoio e de enaltecimento aos seus inestimáveis e sublimes objetivos, em meu nome pessoal e em nome desta casa parlamentar, propondo-me a lutar e a dedicar todo o meu interesse de representante mandatarial do povo, toda a minha atenção, todos os meus desvelados ideais em favor do seu engrandecimento e de sua exitosa existência. Preocupa-me, particularmente, a situação do jovem sertanejo de minha região, os seus conflitos, frustrações e aspirações, num quadro de tanto turbulência em que vivemos. Preocupam-me as perspectivas de seu futuro, certamente, com iniciativas desse porte, menos assustador e mais alvissareiro.

Valeu meu caro e admirado Zerinho, a entusiástica pretensão e toda uma vida, como a sua, dedicada à solidariedade e ao desprendimento, ao favorecimento dos desassistidos, dos pobres e da causa pública, principalmente, de nossa Cajazeiras e de nosso Sertão, sem espera, absolutamente, de qualquer recompensa, nem mesmo daquela originaria dos céus, porque os santos e grandes homens não precisam pedir para receber de Deus suas bênçãos e o seu reconhecimento.

Assessoria

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *