Joaquim Alencar, professor e advogado

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

TATYANA
0
AM3 – 250×250

JOAQUIM CAVALCANTE DE ALENCAR

Cajazeiras (PB), 10/01


O professor e advogado Joaquim Cavalcante de Alencar nasceu no dia 10 de janeiro, em Cajazeiras (PB). É aluno fundador da Faculdade de Direito de Sousa (FDS) e ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa – PB. Professor aposentado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é coordenador do curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras – PB. É advogado com mais de 40 anos de militância.

O professor Joaquim Alencar possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Nordeste (1976) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino. Aposentou-se como professor efetivo adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande onde foi diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG – Sousa-PB no período 2001-2012. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ingressou como aluno na turma pioneira da Faculdade de Direito de Sousa, em 1971. É sócio do escritório Alencar Advocacia – Advogados Associados situado na Rua João Machado, 535, João Pessoa-PB. É professor das disciplinas Introdução ao Estudo do Direito I, e Direito Civil I no Curso de Direito da Faculdade São Francisco (FASP) de Cajazeiras.

Joaquim Alencar é militante histórico do Partido dos Trabalhadores. Nas eleições de 1988 concorreu ao cargo de prefeito de Cajazeiras pelo PT. Apoiou o projeto de reeleição do ex-governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) e da ex-presidenta Dilma. Apoiou a candidatura do governador João Azevedo (PSB) ao Governo da Paraíba. Apoiou a candidatura de Fernando Haddad para a presidência da República.  Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Controle Social (SMCS) no governo da prefeita de Cajazeiras, Denise Albuquerque (PSB).

É casado com a professora Especialista Francisca Formiga Cavalcante de Alencar (Tica Alencar). São seus filhos o professor e advogado, Martsung Formiga Cavalcante Rodovalho Alencar, procuradora do Trabalho, Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros e a advogada e Procuradora do Estado da Paraíba, Sancha Maria Formiga Cavalcante de Alencar.

Joaquim Cavalcante de Alencar é um profissional de notável saber jurídico e reputação ilibada. Um dos próceres advogados da Paraíba. Defensor intransigente do Direito, da Democracia e da liberdade e Guardião do Estado Democrático de Direito. Possui as credenciais para ser Desembargador do  Colendo Tribunal de Justiça da Paraíba.

POR ABDIAS DUQUE DE ABRANTES
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.