Irismar Aldeia Poética di Lyra

Personagens que fizeram e que fazem a história de Cajazeiras

JOSÉ IRISMAR ALVES DE LIRA

São José de Piranhas (PB), 11/09/1953


Irismar di Lyra nasceu me São José de Piranhas em 11 de setembro de 1953, filho de Hildebrando Lira da Silva e Ana Alves de Lira.

Em Cajazeiras, foi aluno da Escola Comandante Vital, do Grupo Escolar Dom Moisés Coelho, da Escola Profissionalizante Monte Carmelo e no Colégio Estadual Professor Crispim Coelho fez os cursos Ginasial e Científico.

Foi, ainda, presidente do Centro Cívico Olavo Bilac, onde desenvolveu uma intensa atividade cultural, tendo participado de vários Festivais de Poesia e do movimento cultural nos anos de 1970 e 80, ao lado de outros nomes da época, como Gutemberg Cardoso, Josival Pereira, Joab de Sousa, Ubiratan de Assis, Telma Cartaxo e outros.

É licenciado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Desenvolveu atividades de Magistério em diversas instituições de ensino, dentre elas a de professor de Inglês, Literatura e Teoria Literária na Unipê e foi, ainda, professor assistente de Língua Portuguesa do Iesp.

Irismar di Lyra é poeta e tem os seguintes livros publicados: “Reflexos”, de 1978, “Cantata para o agora: Exercícios existenciais”, de 1988, e “Cajazeiras: uma aldeia poética”, de 1999. Também participou de antologias, como “Recital GRUTAC” (1976), “Nova poesia brasileira” (1988) e “Antologia contemporânea da poesia paraibana” (1995).

É membro efetivo fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) onde ocupa a cadeira nº 8, que tem como patrono Arsênio Rolim Araruna.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *