Iphaep diz que prédios tombados são demolidos em Cajazeiras

TATYANA
230
AM3 – 250×250

[dropcap style=’box’]P[/dropcap]rédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) são reformados e demolidos, sem autorização do órgão de proteção, nos municípios de Cajazeiras e Sousa, no Sertão do Estado. A denúncia foi divulgada ontem pelo diretor do Iphaep, Aníbal Moura, e será apurada pelo instituto. Ele informou ainda que, além desses municípios, o problema ocorre em Campina Grande.

De acordo com Aníbal Moura, as intervenções clandestinas nos imóveis que formam o Centro Histórico dessas cidades teriam acontecido durante a madrugada e nos finais de semana.

Segundo ele, a situação mais preocupante está no acervo de Campina Grande. “Têm municípios que por uma dinâmica maior e o ‘boom’ imobiliário, isso se mostra mais urgente, como Campina Grande, até mesmo pela dimensão da cidade. Em Cajazeiras, Sousa, de vez em quando a gente tem sido informado de demolições que aconteceram na ‘calada da noite’, no final de semana. Isso tudo nos preocupa”, explicou o responsável pelo Iphaep.

A secretária de Finanças de Cajazeiras, Vanóbia Nóbrega, alegou que desconhece a denúncia recebida pelo Iphaep. Contudo, afirmou que a prefeitura vai apurar a informação e cobrou uma melhor atuação do órgão no Centro Histórico da cidade. “Nós temos 12 prédios históricos tombados, em Cajazeiras, além de outras estruturas existentes em logradouros próximos. O que a gente precisa é que a equipe do Iphaep nos visite para saber como andam os imóveis e se estão sendo trabalhados da forma como prevê a legislação para esses patrimônios”, completa.

A secretária disse ainda que recebeu informações a respeito de procedimentos que estão no Iphaep para a liberação de modificações em alguns prédios tombados existentes na cidade e adiantou que a prefeitura encaminhará um relatório ao órgão sobre a atual situação dos imóveis.

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL DA PARAÍBA
ELIANE BANDEIRA
1 comentário
  1. Aída Mendes Holanda Rolim Diz

    Gostaria de saber :
    a) – Quais são os doze prédios que são tombados, em Cajazeiras ( rua, número, bairro e ponto de referência).
    b) – Se prédios tombados estão isentos de IPTU.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.