III Semana de Arte Negra acontecerá em novembro em Cajazeiras


A III Semana de Arte Negra está prevista para acontecer em novembro deste ano em Cajazeiras. Tendo como proponente Rodrigo Erick dos Santos Amaral, o projeto foi aprovado no edital do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc) 2018, que será desenvolvido neste ano de 2019, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Entre os objetivos do projeto, estão: propor a sociedade cajazeirense o conhecimento sobre a cultura afro, por meio da dança, estética e mobilizações artísticas; despertar a curiosidade e o conhecimento na sociedade cajazeirense; oferecer acesso a novas experiências; maximizar o conhecimento na cultura, desde sua estética até sua religião; contribuir de forma positiva e evolutiva para o acesso à cultura afro e desenvolver, através de oficinas de dança afro e estética afro, o acesso e conhecimento do público sobre o tema.

A Semana de Arte Negra já teve duas edições, onde a população cajazeirense teve a oportunidade de vivenciar a cultura africana de diversas formas, a aceitação da estética negra, oportunizando a alguns estudantes o desfile da beleza negra, “podendo, assim, combater o preconceito à cultura afro através de atividades que ainda são desconhecidas”.

O evento acontecerá de 18 a 24 de novembro de 2019 em vários lugares da cidade. Haverá oficinas de dança, de estética e de blocos afros, além de desfile da beleza negra.

Os investimentos em cultura do governo municipal para 2019 serão em torno de R$ 217 mil, sendo que desse valor 15% são retidos para a manutenção do Fundo. No ano passado, os investimentos foram de R$ 130 mil. A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, foi a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010.

COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE CAJAZEIRAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *