HUJB se prepara para implantar sistema de atendimento eletrônico


O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai implantar o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que visa otimizar os procedimentos, promovendo mais eficiência no atendimento aos usuários. Serviços como prontuários e exames serão digitalizados e, portanto, ainda mais eficientes e seguros.

De acordo com a superintendente do hospital, Mônica Paulino, a implantação do AGHU faz parte do planejamento estratégico do HUJB para o biênio 2017-2018. “Trata-se de uma ferramenta indispensável para melhorias das práticas assistenciais e para o fortalecimento da gestão hospitalar”, comentou Mônica.

A implantação de quatro módulos do AGHU deve ser concluída até o mês de setembro. O sistema gere o hospital como um todo, desde a parte da assistência, ao ensino e à gestão. O aplicativo informatiza os processos clínicos de atendimento ao paciente como prontuários, prescrições, exames, atendimentos ambulatoriais e outros.

Ainda na recepção do hospital, o paciente terá todos os dados digitalizados, formando um prontuário eletrônico. “É uma ferramenta que vai potencializar a assistência. Por exemplo, o médico prescreve uma medicação no consultório e a farmacêutica vai acessar essa prescrição quase que imediatamente, do computador da sala dela. Vai acelerar o atendimento e a dispensação de medicamentos. Tudo isso era manual”, disse a gerente de Atenção à Saúde, Edineide Nunes.

No início, pode haver um estranhamento por conta da demora inicial, já que o lançamento dos dados do paciente no computador demanda um tempo maior. “No consultório médico, a anamnese do paciente e as receitas serão digitadas pelo médico. Uma consulta que antes era mais rápida, com essas mudanças, pode demorar um pouco mais, pois será preciso fazer todo o registro no computador. Mas isso é revertido em ganho de tempo ao longo do atendimento”, explica a gerente.

O período de pré-implantação teve início na semana entre 17 e 21 de julho de 2017. O Hospital Universitário Júlio Bandeira recebeu a visita de técnicos da Ebserh e de uma empresa terceirizada que apoiam as fases da implantação. Os profissionais fizeram o diagnóstico do hospital, como levantamento do número disponível de computadores e impressoras, e nos capacitaram para manusear o sistema.

Sistema na Ebserh

O desenvolvimento do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários iniciou em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.

O AGHU é um sistema de gestão hospitalar, com foco no paciente, adotado como padrão para todos os hospitais universitários federais da rede Ebserh. A finalidade do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais e permitir a criação de programas de melhorias comuns para todos esses hospitais.​

ASCOM

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *