HUJB realiza I Mostra Científica de Experiências Exitosas


Os profissionais do Hospital Universitário Júlio Bandeira que possuem pesquisas, relatos de experiência e casos clínicos e desejam divulgá-los, terão uma excelente oportunidade. É que será realizada, entre os dias 11 e 13 de julho, a I Mostra Científica de Experiências Exitosas do HUJB. A iniciativa está inserida na programação do I Conites (Congresso Nacional Interdisciplinar de Tecnologias Educativas em Saúde) e da X Jornada de Enfermagem da UFCG, campus Cajazeiras.

Para participar com os trabalhos, o colaborador do HUJB deve se inscrever no evento até o dia 6 de julho ou até as vagas se encerrarem, por meio do site www.conites.com.br. Nesse endereço eletrônico, constam valores, formulário e demais orientações para as inscrições. Em seguida, os interessados devem enviar as experiências para o e-mail da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital: ensino.hujb@ufcg.edu.br.

Para se enquadrar, os profissionais devem abordar temas como Educação em Saúde; Tecnologias Educativas em Saúde; Saúde Coletiva; Saúde Mental; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Adulto e do Idoso; e Administração e Gerenciamento em Saúde. Serão aceitos trabalhos do tipo nota prévia, relato de experiência, revisões, teórico-reflexivos, pesquisas e casos clínicos.

Segundo o coordenador do curso de Enfermagem do campus da UFCG em Cajazeiras e coordenador da Comissão Científica do Congresso, Marcelo Fernandes, a Jornada Acadêmica de Enfermagem é um evento promovido, anualmente, pelo Centro Acadêmico de Enfermagem de Cajazeiras juntamente com a Unidade Acadêmica de Enfermagem. O evento visa oportunizar a troca de ideias e experiências, debater temáticas da área de saúde, abordagens clínicas e científicas, bem como as áreas de atuação da Enfermagem.

“Temos uma parceria muito boa com o pessoal do HUJB. Como o hospital já tinha a intenção de realizar um evento científico, nos moldes do que nós da UFCG estávamos promovendo, então, pensamos em agregar a I Mostra de Experiências Exitosas do HUJB ao Congresso e à Jornada. Foi nesse cenário que surgiu o evento casado”, ressaltou Marcelo Fernandes, que também atua como líder do grupo de pesquisa LATICS (Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde).

Para a superintendente do HUJB-UFCG/Ebserh, Monica Paulino, a iniciativa agrega muito, principalmente no que se refere à divulgação das experiências vivenciadas pelos profissionais do hospital. “Pela primeira vez o HUJB faz uma parceria com um evento científico da UFCG, e sabemos que muitos ainda virão. Para o hospital será uma excelente oportunidade de divulgação de boas práticas desenvolvidas no serviço”, destacou.

Para a Mostra, serão selecionados, no máximo, oito experiências, das quais os autores farão uma apresentação na forma de comunicação oral. Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados na Revista de Pesquisa Interdisciplinar (RPI). “Esse é um ponto importante para o currículo daqueles profissionais que pretendem cursar algum mestrado, por exemplo”, avaliou o professor José Ferreira Júnior, da Escola Técnica em Saúde da UFCG.

Clique aqui para acessar o conteúdo com as normas para submissão dos trabalhos.

Sobre a Ebserh – Desde dezembro de 2015, o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *