Homenagens marcam centenário do ex-deputado Acácio Braga Rolim


Acácio Braga

Os cajazeirenses lembram com muito orgulho, neste mês de setembro, o aniversário de 100 anos de nascimento do saudoso Acácio Braga Rolim, cuja trajetória de vida se confunde com a própria história de lutas e conquistas da terra do Padre Rolim.

A família e os amigos celebram seu Centenário, durante este final de semana, em Cajazeiras. Nesta sexta-feira (04), haverá Sessão Solene, na Câmara Municipal, a partir das 17 horas, e na segunda-feira (07), Missa em Ação de Graças, na Capela da comunidade de Pé Branco, no vizinho município de Santa Helena.

Durante os atos comemorativos, também será feito o lançamento oficial de uma revista, contando fatos que marcaram a vida do saudoso político sertanejo. A revista contém artigos de familiares, amigos e historiadores, entre eles, Abdiel de Souza Rolim (ex-vice-prefeito de Cajazeiras); José Ademir Meireles (deputado estadual); Antonio Quirino de Moura (ex-prefeito e ex-deputado), e dos professores José Antonio de Albuquerque (ex-vereador); Chagas Amaro (ex-vereador) e Agnaldo Rolim (agitador cultural).

Nascido em Cajazeiras, em 17 de setembro de 1915, e filho do casal Luiz Cartaxo Rolim e Francisca Braga Rolim, Acácio Braga Rolim foi comerciante, agropecuarista, industrial e político atuante. Foi vice-prefeito de Cajazeiras, candidato a prefeito e deputado estadual, sempre se mantendo firme na oposição e em defesa das causas mais justas de Cajazeiras e da região.

Na Assembleia Legislativa do Estado, teve destacada atuação em defesa dos interesses da população cajazeirense e sertaneja. Foi dele, o projeto de lei, criando o Colégio Estadual de Cajazeiras, o primeiro da cidade a oferecer o ensino ginasial da época, início década de 60, atendendo a um forte apelo do movimento estudantil, liderado pelo então vice-prefeito Abdiel de Souza Rolim.

Nessa época, não havia, praticamente, esse nível de ensino público e gratuito em Cajazeiras e na região. A cidade já se destacava na sua função educadora, com o ensino privado: o antigo Colégio Salesiano, que era a continuidade da Escola do Padre Rolim, e a Escola Normal do Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

A conquista do Colégio Estadual foi, portanto, o marco inicial da história do ensino público em Cajazeiras e na região, graças à brilhante iniciativa do deputado cajazeirense Acácio Braga Rolim, que conseguiu mobilizar os jovens e outros segmentos da sociedade, e sensibilizar o então governador Pedro Moreno Gondim a atender essa justa reivindicação.

A atuação parlamentar desse cajazeirense também foi marcada por outros grandes projetos em defesa do ensino público e gratuito, beneficiando várias escolas, entidades e instituições locais. Sua atuação também se estendeu por toda a região, contribuindo para a emancipação política, o crescimento e o desenvolvimento de vários municípios sertanejos, a exemplo de Bom Jesus, Santa Helena e Triunfo.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *