Governo combate violência e incentiva emancipação feminina


Elas são maioria na Paraíba. De acordo com dados do IBGE de 2010, a população do Estado é de 3.766.528. Desse total 1.942.149 (51,5%) são mulheres, enquanto o número de homens é de 1.824.379 (48,5%). Entretanto, a maioria numérica ainda não se reflete em vantagem nos indicadores de economia ativa ou nos rendimentos salariais.

Na Paraíba, o número de mulheres em busca de emprego é de cerca de 60% – razão pela qual uma das principais metas do Governo do Estado, hoje, é apoiar a emancipação econômica das paraibanas e fortalecer a sua autonomia.

Em 2011, o governador Ricardo Coutinho anunciou o Empreender Mulher – linha especial dentro da política pública de microcrédito do Governo do Estado, o Empreender-PB. O programa visa incentivar a geração de renda das mulheres em situação de vulnerabilidade social, proporcionando oportunidade de emprego e desenvolvimento nas cadeias produtivas.

Serão apoiadas associações e cooperativas de mulheres, mulheres individuais e mulheres atendidas pela rede de atenção às vítimas de violência doméstica e sexual. Segundo a titular da Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), Iraê Lucena, é responsabilidade da Secretaria da Mulher divulgar, incentivar, orientar e encaminhar as mulheres ao Empreender-PB, como também inscrever mulheres organizadas em grupos, associações e cooperativas. “Também compete à secretaria priorizar as mulheres atendidas pelos serviços da Rede Estadual de Atenção as Mulheres em situação de violência”, disse.

Clique aqui e leia a reportagem completa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *