Festa Literária de Cajazeiras vai homenagear o escritor Jorge Amado


A Flica (Festa Literária de Cajazeiras) é um evento público de caráter acadêmico e artístico, com vistas, ainda, a uma ação cultural de extensão voltada para a comunidade cajazeirense e comunidade circunvizinhas.

O evento tem caráter comemorativo, pois, na ocasião, será celebrado o quinto aniversário do Grupo Avançado de Estudos em Literatura (Gael), além de culminar o projeto de extensão “Não nasci assim…”, desenvolvido pelo grupo.

Segundo a organização do evento, é uma festa em campo aberto que pretende reunir, em sua organização, escritores, poetas, debatedores, músicos, atores e atrizes, artesãos, ativistas culturais e demais leitores interessados na experiência da literatura como vivência, seja por fruição, seja pelo aspecto formador de sua constituição.

A escritora Maria Valéria Rezende se fará presente na noite de abertura da Flica, proferindo a palestra “A realidade que supera os limites da imaginação”. Ela graduou-se em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy e em Pedagogia pela PUC-SP; é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Na década de 1960, trabalhou com educação popular, tendo atuado em diferentes regiões do país e em todos os continentes, em programas de formação de educadores. Publicou vários livros e artigos de não ficção, tendo sido agraciada em três oportunidades com o Prêmio Jabuti. Em janeiro de 2017 recebeu o Prêmio Casa de las Américas pelo livro Outros Cantos.

Mailson Furtado é do sertão. Nasceu em Cariré, em 1991 e cresceu em Varjota, uma cidadezinha no norte cearense, onde ainda reside. Em 2018, o escritor surpreendeu o país com dois prêmios Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Seu livro À cidade foi eleito não só o melhor de poesia, mas também o livro do ano, honraria máxima da principal premiação literária do país. O jovem escritor estará na Flica na noite de encerramento, proferindo a palestra “Cidade do interior: de vozes sertanejas deste hoje e refer~encias do poetizar”.

A Flica, que homenageará o escritor Jorge Amado, será realizada na Praça Nossa Senhora de Fátima, uma das mais significativas da cidade, de 20 a 22 de novembro e tem uma promoção do Grupo Avançado de Estudos em Literatura (Gael), em parceria com a Universidade Federal de Campina grande (UFCG), entre outras instituições e sociedade civil organizada de Cajazeiras.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *