Ex-reitor da UFCG defende Marizópolis como sede do Instituto Federal de Educação do Sertão


O ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, defendeu que o município de Marizópolis seja sede do Instituto Federal de Educação do Sertão. Ele apresentou a ideia durante audiência pública realizada na cidade no último sábado (10), que discutiu o desenvolvimento integrado de municípios sertanejos, como forma de gerar emprego e riqueza para aquela região do Estado.

Thompson Mariz foi um dos responsáveis pela expansão da UFCG. Sob sua gestão, a Universidade foi descentralizada, com a implantação do campus na cidade de Pombal Cuité e Sumé. “É preciso interiorizar as riquezas que estão concentradas em poucas cidades. Só assim, podemos ter um Estado forte e desenvolvido, reduzindo o desemprego, a pobreza, a violência e uma série de problemas decorrentes da concentração de esforços em poucas áreas”, afirmou.

Para ele, Marizópolis está apta a sediar o novo Instituto Federal no Estado. O ex-reitor apontou como um dos pontos positivos, a localização do município, situado entre as cidades de Sousa e Cajazeiras, além de fazer limite com Nazarezinho e São João do Rio do Peixe, e da proximidade com os municípios de Uiraúna, São José da Lagoa Tapada e outros.

Thompson ressaltou ainda que Marizópolis está às margens da BR-230, possuindo boa capacidade de recursos hídricos – a cidade é banhada pelo açude São Gonçalo e estrategicamente localizada entre Rios do Peixe e Piranhas – e outras condições de infraestrutura favoráveis para abrigar um novo centro educacional na Paraíba.

Audiência – A audiência pública realizada sábado, 10, na Câmara Municipal de Marizópolis, resultou na criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento da Região, chamado de “Projeto Intersecção”, envolvendo as cidades de Marizópolis, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. A proposta compõe a Carta de Marizópolis, documento formatado a partir das discussões da audiência.

O encontro reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e pesquisadores e foi idealizado pelo jornalista marizopolense Heron Cid. Ele defendeu que o Fórum construa iniciativas a partir dos pontos em comum entre os municípios. “Queremos debater a criação de oportunidades consorciadas, que possam resultar em desenvolvimento integrado e gerar emprego, renda e riqueza para a região”, explicou.

ASSESSORIA

10 Comments

  1. Avatar
    Roberto Flanquiz
    16/08/2019

    Marizópolis não tem nenhuma estrutura para ser sede de um instituto, Cajazeiras é a principal cidade que oferece a melhor estrutura para ser sede deste instituto.

  2. Avatar
    Marta de OLiveira
    16/08/2019

    tenho o maior apresso ao magnifico reitor Thompson Mariz, foi um dos melhores reitores que a UFCG já teve, mas pela primeira vez eu vou discordar de Thompson Mariz, Marizópolis poderia até ter uma unidade do instituto federal, mas ser a sede administrativa eu acho que não é uma boa Ideia Marizópolis até pouco até pouco tempo era um distrito de Sousa, então não tem nenhuma estrutura para ser sede administrativa do Instituto Federa, é o mesmo que se tirasse a sede da reitoria da UFCG de Campina Grande ou a reitoria da UFPB de João Pessoa, então não tem a menor possibilidade dessa sede do instituto ser em Marizópolis, Cajazeiras, Sousa e Patos é quem tem ser sede deste instituto, sendo que Cajazeiras por mérito é a mais indicada a ser sede do instituto por ser uma cidade com um grande numero de estudante de todo alto sertão Paraibano.

  3. Avatar
    Francisco Neves
    16/08/2019

    olha seria uma boa ideia se Marizópolis fosse a sede do governo do estado da Paraíba.

  4. Avatar
    Roberval Moreira
    16/08/2019

    Eu realmente não vejo como uma cidade pequena ser sede do Instituto Federal do Sertão, más respeito a ideia de Thompson Mariz.

  5. Avatar
    Dermival
    17/08/2019

    Perfeito. Marizópolis é a cidade mais bem localizada geograficamente no alto sertão da Paraíba. Era lá que deveria ter sido construído o Aeroporto Regional do sertão e é lá que deve ser instalada a reitoria da futura Universidade Federal do Alto Piranhas ou Universidade Federal do Sertao da Paraíba.

  6. Avatar
    Gorete Almeida
    17/08/2019

    Na verdade, esse instituto deve ser edificado naa terra do Padre Rolim, Cajazeiras é o maior pólo educacional do sertão e é sua vocação a educação, as outras cidades tem outras linhas de geração de empregos como por exemplos Marizópolis, Sousa e Patos tem vocação para a produção de alimentos, portanto não existe outra cidade para ser sede deste instituto a não ser Cajazeiras.

  7. Avatar
    Francisco da Silva
    18/08/2019

    Eita esse Dermival. Só sendo da região de Sousa para ter inveja das Coisas de Cajazeiras, Marizópolis se um jumento se deitar no centro da cidade o rabo do bichinho fica na entrada da cidade, outra coisa Marizópolis não fronteira nem com ela mesmo, portanto não é um região estratégica, está mais parecido com um bairro dee Sousa,

  8. Avatar
    Roberval Moreira
    18/08/2019

    Eu respeito as justificativas de Thompson Mariz, mas discordo dele. A vocação de Marizópolis e Sousa e a produção de alimentos devido a sua grande extensão de terras plana que favorece a. Produção agrícola,, já Cajazeiras as suas terras são elevadas não favorecendo a produção agrícola, além disso grande parte parte de suas terras estão cobertas por água pois Cajazeiras tem a maior capacidade hidrica de todo alto sertão com três barragens quando elas cheias chega a quase 700 milhões de metros cúbicos de água portanto a maior capacidade hidrica de todo alto sertão, outra coisa Marizópolis nunca foi ou é ponto estratégico ela sô faz fronteira com Divinópolis distrito de Cajazeiras e Sousa, já Cajazeiras sim faz fronteira com o Ceará e mais dois estados a onde suas universidades tem um número alunos desses estados estudando em Cajazeiras. Portanto esse. Instituto federal deverá ser edificado na terra do padre Rolim.

  9. Avatar
    Roberval Moreira
    19/08/2019

    Olha minha gente tudo que eu falei sobre a sede do IFPB sertão ser na cidade de Cajazeiras, não é porque eu não queira que as demais cidades se desenvolva não, mas sim essa é a bandeira de Cajazeiras a educação, eu vi o presidente falar na imprensa nacional falar que vai transformar as terras da Paraíba em maior polo de produção de alimentos com produção de frutas e outros, qundo da ianuguracao da transposição do rio São Francisco. E aí pergunto que vai se beneficiar com isso? é claro que Sousa e Marisopolis, Sousa e São Gonçalo que é praticamente uma várzea, já Cajazeiras não será Nm beneficiada de devidos suas terras serem altos e com muita rochas, portanto não vamos tirar de Cajazeiras a possibilidade dela se firmar como o maior polo de educação do interior da Paraíba.

  10. Avatar
    Antonio Nascimento
    20/08/2019

    Perfeito. Marizópolis é a cidade mais bem localizada geograficamente no alto sertão da Paraíba. Era lá que deveria ter sido construído o Aeroporto Regional do sertão e é lá que deve ser instalada a reitoria da futura Universidade Federal do Alto Piranhas ou Universidade Federal do Sertão da Paraíba. esse depoimento do DERMIVAL mostra a verdadeira vontade de parte do povo de Sousa e Marizópolis de ter as coisas que os Cajazeirenses conseguem com muita luta. Os Cajazeirenses tem que ficar de olho nessa turma de Sousa e Marizópolis, eles estão até querendo o aeroporto regional de Cajazeiras.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *