Ex-aluno do IFPB Cajazeiras é aprovado em Mestrado da UFPE


André Pereira da Costa foi aprovado no Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
André Pereira da Costa foi aprovado no Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica
André Pereira da Costa foi aprovado no Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica

O ex-aluno do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Campus Cajazeiras, André Pereira da Costa foi aprovado no Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus de Recife.

O processo de seleção para o mestrado, que teve uma duração de quase quatro meses, contou com cinco etapas: prova de conhecimento, prova de idiomas, defesa de pré-projeto de pesquisa, entrevista e prova de títulos. “A seleção foi bem cansativa e, também, muito concorrida, mas isso não é de se estranhar, pois a UFPE está entre as dez melhores universidades do Brasil e o Programa do EDUMATEC é um dos melhores do Norte-Nordeste. Estou bem satisfeito com o resultado, pois consegui obter êxito na seleção, e, inclusive, sou o único candidato formado na Paraíba aprovado no processo de admissão”, revelou.

Desde que ingressou no IFPB, onde também fez o ensino médio, o estudante já pleiteava fazer uma pós-graduação e por isso, se envolvia em diversas atividades acadêmicas, com o objetivo de incrementar o seu currículo. No Campus Cajazeiras, André foi Monitor de Disciplina (Matemática Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral I), Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PROBEXT) e Voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT).

Ele também cursou Licenciatura em Ciências – Matemática, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde se envolveu em diversas atividades como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Ciências, com suporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES); e participou como Voluntário do Programa de Extensão Pré-Vestibular Solidário.

O resultado de tanto empenho e dedicação aos estudos é notório: 44 trabalhos acadêmicos desenvolvidos, dos quais, 24 são artigos completos publicados em anais de eventos acadêmicos e em periódicos científicos.

Em seu projeto de pesquisa, ele se propõe a estudar Van Hiele e o modelo do desenvolvimento dos níveis de pensamento geométrico. “Estudar Van Hiele será um desafio, pois há poucas pesquisas desenvolvidas no país sobre o seu modelo. A maioria da literatura encontrada é de origem americana e francesa”.

André, que concluiu o curso de Automação Industrial em novembro do ano passado, ficou conhecido no IFPB por ter sido aprovado em 13 vestibulares e, ainda, por ter criado os símbolos municipais da cidade de Cachoeira dos Índios – PB. Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática e em Psicologia da Educação Matemática.

ASCOM IFPB

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *