Escritor cajazeirense lançará livro sobre Augusto dos Anjos em João Pessoa


Luiz-Carlos-15-567x410

Será lançada, na noite da próxima sexta-feira (01), a segunda edição de “EU, Singularíssima Pessoa”, do psiquiatra e escritor Luiz Carlos Albuquerque.

Através dos versos de Augusto dos Anjos, a obra busca entender a personalidade inquieta do poeta paraibano que, apesar de ter publicado apenas um único livro (EU), permanece entre os mais lidos e estudados autores da literatura brasileira.

O evento tem início às 20h, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, em João Pessoa.

A primeira edição de “EU, Singularíssima Pessoa” foi lançada em 1993 após um intenso trabalho de pesquisa de Luiz Carlos Albuquerque para um estudo, inicialmente, restrito ao âmbito da Psiquiatria.

“Entrevistei fantasmas, visitei túmulos, revolvi baús. Andei a cata de livros, artigos, depoimentos, recortes e registros, importunando vivos e mortos”, diz sobre o processo de construção do livro.

Na obra, o autor passeia pela poesia de Augusto dos Anjos e depoimentos de amigos para descrever desde a fisionomia aparentemente frágil do poeta até seus distúrbios mentais e desejo por morte.

“Como que havia na ânsia de conforto / De cada ser, ex.: o homem e o ofídio, / Uma necessidade de suicídio / E um desejo incoercível de ser morto”, trecho da poesia Os Doentes.

“EU, Singularíssima Pessoa” toma emprestado não só o título do único livro publicado por Augusto dos Anjos, mas também um trecho do verso das primeiras linhas do soneto “Budismo Moderno”.

JAN_0325

Nas páginas, Luiz Carlos Albuquerque trata da relação entre genialidade e loucura que tanto intriga e desperta a curiosidade de leitores e especialistas.

“Uma noite, vi Luiz Gustavo, de 15 anos, brincando com nosso cãozinho, um irrequieto ‘cocker spaniel’. Este, de repente, pareceu ficar pasmo, momentaneamente quieto e pensativo enquanto meu filho recitava trechos de ‘Versos a um cão’. Percebi que não havia gasto em vão tempo e empenho”, comenta na introdução do livro.

SOBRE O AUTOR

O psiquiatra e escritor Luiz Carlos Albuquerque estudou no Colégio Americano Batista do Recife e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco. Atualmente, é também vice-presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria.

É autor ainda de “Na força da lua” (contos), de 2001; “Batra, o Sapo”, de 2011 e “As aventuras do Urubill”, também de 2011. Adotado em escolas do Recife, “A Guerra dos Bichos” antecede a todos esses e já está em sua 10ª edição com tiragem superior a 50 mil exemplares.

Com prefácio do professor Othon Bastos e apresentação de Arthur Carvalho, o livro “EU, Singularíssima Pessoa” é publicado pelas Edições Bagaço. O lançamento em João Pessoa é uma parceria com a Academia Paraibana de Medicina e acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 1335 – bairro da Torre. O evento tem início às 20h.

Serviço:

  • Lançamento de “EU, Singularíssima Pessoa” (2ª edição)
  • Sexta-feira (01), às 20h
  • Conselho Regional de Medicina da Paraíba
  • (Avenida Dom Pedro II, nº 1335 – Torre)
ASCOM

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *