Dr. Iramirton Braga


EDNA MARLOWA CARTAXO BRAGA

Costumeiramente, ele é chamado Iramirton. Trata-se de um cajazeirense nato, nascido em 05 de julho de 1944, sendo o quarto filho do casal Francisco Moisés Braga e Benedita Mangueira Braga.

Francisco Iramirton Braga Iniciou os seus estudos na Escola Particular Tereza Claudino. Aos 11 anos, resolveu testar vocação sacerdotal no Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção: em seguida, rumou para a capital, João Pessoa, a fim de cursar o Ensino Médio (antigo Científico), no Colégio Lins de Vasconcelos. Mais tarde, após submeter-se ao concurso vestibular, iniciou o Curso de Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especializando-se em Análises Clínicas pelo Hospital Pedro II do Recife (PE).

Em 1966, já formado e preparado profissionalmente, retoma a Cajazeiras e logo começa a semear o jardim da sua existência, promovendo ações marcantes e enfrentando decisões que o levariam a completa abnegação nas mais variadas instâncias, a saber:

Educacional: Exerceu o magistério, como professor de Biologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic); assim como no Colégio Diocesano Padre Rolim e Colégio Estadual Crispim Coelho, do qual foi também vice-diretor.

Econômica: Na década de 1960, exerceu a presidência do Banco Agrícola e da Companhia de Eletrificação de Cajazeiras.

Esportiva: Foi fundador da Liga de Futebol de Salão de Cajazeiras, do Esporte Clube e do Comercial Futebol Clube, além de organizador do Torneio Início de Futebol denominado “Matutão”, patrocinado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF).

Social: Foi fundador e presidente do Lions Club e, por eleições diretas, escolhido como vice-presidente do Clube 10 de Maio e,depois, presidente do Cajazeiras Tênis Clube; Sócio fundador e presidente, por duas gestões, do Clube Campestre Cajazeirense e presidente do Rotary Club de Cajazeiras.

Política: Por alguns anos, foi presidente do Partido da Frente Liberal (PFL), hoje denominado DEM; Secretário Municipal de Saúde durante a gestão do ex-prefeito Epitácio Leite Rolim e presidente do Conselho Municipal de Saúde durante a gestão do ex-prefeito Carlos Antônio de Oliveira.

Profissional: Foi fundador e proprietário do Laboratório de Análises Clínicas “Augusto Braga”, um dos pioneiros da região; Funcionário Público, exercendo a função de Bioquímico do Centro de Saúde Alcino Guedes; Diretor do Hospital Infantil, hoje denominado Hospital Infantil Júlio Maria Bandeira de Melo (2002-2003); Diretor do Hospital Regional de Cajazeiras (2007-2010); Diretor do Hemonúcleo “Dr. Waldemar Pires” (2007-2010) e, hoje, responsável pelo setor de triagem do referido Banco de Sangue.

Familiar: Constituiu família, em 1971, tendo por esposa a professora Edna Marlowa. Desta união, nasceram três filhos: Ivandro, funcionário público, casado com Érica Rodrigues e pai de dois filhos (Iohana e Iago); Ivson, médico especialista em Cardiologia é professor da Famene, em João Pessoa, casado com Naraiana Félix; Ivens, portador dos cursos de Filosofia e Direito.

Como reconhecimento e resultado de todo esse caminhar, a Câmara Municipal fez aprovar, de forma unânime, em 2003, a propositura de autoria do então vereador Nilson Lopes Meireles Filho, oferecendo-lhe a concessão do título de “Cidadão Benemérito de Cajazeiras”, como uma justa e oportuna homenagem daquele Poder Legislativo.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *